A Busca Pela Felicidade

A Busca Pela Felicidade

13 de Dezembro, 2021 0

Atualmente a procura pela felicidade tornou-se uma obsessão, chegando mesmo a ser o objetivo primordial para muitas pessoas, como se a vida dependesse disso. Queremos alcançar esse momento de felicidade plena e transportá-lo para todos os dias. Procuramos viver mais e novas experiências, ter bens materiais e tecnológicos de última geração, viver novos momentos com pessoas felizes e plenas para alcançar a tão afamada felicidade plena. Quando nesta busca incessante acabamos por nos perder, por ignorar o momento presente, ansiando que determinada coisa aconteça para nos considerarmos mais felizes. Mas será isso suficiente? Será que seremos realmente felizes ao lá chegarmos?

A vida passa por nós à velocidade da luz, na mesma escala com que a vivemos. Não temos tempo para nada. Como conseguimos ter tempo para apreciar o que é ser feliz? Sem darmos conta os anos passaram e sentimos que já não conseguimos alcançar o estado que idealizamos ou a vida que sonhamos.

Fomo-nos perdendo de nós mesmos no caminho e até desvalorizando quem tínhamos ao nosso lado para saborear esse estado de felicidade. Quando menos esperamos o Universo surpreende-nos, colocando momentos inesquecíveis no caminho, pessoas maravilhosas e experiências memoráveis, que só iremos apreciar se estivermos presentes e atentos aos passos que damos.

Acredito que a felicidade está nos momentos que compõem o dia de hoje, é urgente que ganhemos esta consciência.

 

Felicidade

 

A felicidade está em tudo o que fazemos com o momento presente. Aprender a apreciar o que temos hoje, as experiências que a vida nos trouxe hoje e realmente estarmos presentes e a apreciar a beleza do momento que estamos a viver.

Temos de deixar de viver no futuro, porque a única coisa que temos é o agora. O amanhã, esse pode nunca chegar, e ao vivermos no futuro perdemos toda a beleza e magia do agora. A vida é feita de momentos felizes, e quando somados têm de ser superiores aos mais desafiantes. Mas temos de estar atentos para os vivenciar. Cabe-nos a nós dar prioridade aos pequenos momentos de felicidade que inundam a nossa vida e os nossos dias. São eles que quebram a rotina por vezes dolorosa e cheia de desafios. Temos de prolongar os momentos felizes o mais possível, celebrando todas as conquistas, por mais pequenas que sejam, e partilhando estes momentos de felicidade com quem mais amamos e quem nos faz bem.

 

Felicidade

 

Deixo-te aqui 5 ideias que podes aplicar já a partir de hoje. Coisas simples, que não precisas de dinheiro e que requerem pouco tempo, mas que praticadas diariamente te trarão uma sensação de paz e alegria ao teu dia. Tornando-se hábitos que irás querer manter na tua vida de tão simples e leves que são.

  1. Ao acordar ou ao deitar agradece por 3 coisas que tens/sentes/experiencias. Coisas simples, mas que te encham o coração de gratidão;
  2. Durante o teu dia de trabalho cria o hábito de prestar atenção à tua respiração. Escolhe 1 ou 2 momentos do teu dia para fechar os olhos, ficares contigo e atento/a à tua respiração. Conta 10 ciclos: inspira pelo nariz durante 4 segundos e expira durante 4 segundos. Fica atento/a ao teu corpo e às áreas de maior pressão e liberta;
  3. Durante a viagem para casa ou para o trabalho presta atenção ao que te rodeia, quem sabe fala com a pessoa ao teu lado no transporte ou no café – talvez a vida te surpreenda;
  4. Faz uma caminhada contigo mesma pela natureza, observa o que te rodeia. Quem sabe podes abraçar uma árvore e fechar os olhos;
  5. Ao chegar a casa abraça quem te espera, num abraço sentido durante 6 segundos – está provado que gera ocitocina a hormona do amor, reduz o stress e aumenta a sensação de bem-estar físico e mental.

 

Coaching em grupo no UniPlanet

Quer juntar-se a nós? Veja mais aqui.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Sandra Dinis
Coach de Saúde Integrativa
Deixe um comentário