United to Remake, o projeto que quer lutar contra o desperdício

United to Remake, o projeto que quer lutar contra o desperdício

14 de Dezembro, 2021 0

O UniPlanet falou com Francisca Macedo, a criadora da United to Remake, que nos apresentou este projeto.

 

UniPlanet (UP): Como nasceu a United to Remake?

A United to Remake nasceu da certeza de que ainda não existem suficientes empresas e pessoas envolvidas no que consideramos ser uma prioridade de topo: salvar a terra do desperdício em geral.

Nasceu também da parceria com a Associação Crescer que tem um percurso notável e que tem vindo a realizar um extraordinário trabalho e contributo junto de diferentes populações vulneráveis em Lisboa. São também especialistas na área de inovação social com projetos vários como o “É uma Casa” ou “É um Restaurante”.

Afastei-me da minha carreira no setor financeiro, onde dediquei os últimos sete anos à responsabilidade social corporativa, desenvolvendo a minha paixão e compromisso pelas questões da sustentabilidade, e saí da minha zona de conforto para abraçar um novo projeto em formato start-up social: a United To Remake.

 

United to Remake

 

UP: Como irá funcionar este projeto?

O nosso objetivo passa por contribuir ativamente, de forma inovadora e em parceria direta com marcas e empresas, no sentido de reduzir o desperdício e, em particular, oferecer aconselhamento e encontrar novas formas de reciclar e transformar os resíduos em nova matéria prima ou produtos de upcycling. No mínimo garantir, sempre que possível, que estes resíduos são devidamente separados e encaminhados para reciclagem correta.

Temos, para além da consultoria que prestamos a empresas privadas, públicas e do 3º sector, dois eixos de negócio: uma primeira linha onde auxiliamos empresas que querem tirar partido do seu contributo nas áreas da responsabilidade social ajudando-as a encontrar formas de não apenas reduzir o desperdício gerado pelas suas operações, como também enveredar pela sua transformação.

Com este eixo, a United to Remake abre a porta à criação de novas oportunidades de trabalho e de capacitação. Apostamos na criação de “emprego verde” e no remake de vidas que precisam de novas oportunidades.

 

United to Remake

 

Uma segunda linha onde promovemos e apoiamos empresas, projetos e, maioritariamente, organizações não-governamentais que se distinguem na área de Upcycling. Promovemos os seus projetos e os produtos que comercializamos online ou diretamente com Empresas essencialmente em Espanha e Portugal. Desta forma queremos chegar ao cliente final e ajudar a promover a importância dos Rs que defendemos que, no nosso caso, são 10: Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar, Reparar, Reciclar, Reeducar, Reinventar, Respeitar e Reintegrar na cadeia de valor o que um dia parecia não ter mais histórias para viver.

Com estes objetivos em mente, queremos contribuir para aumentar a sensibilização em torno de um tema que, na nossa perspetiva, deve ser entendido e encarado como um tópico sexy que precisa de ser desenvolvido e aperfeiçoado. Temos muito caminho pela frente. Ainda há muito para desenvolver e melhorar, se começarmos a explorar de que forma cada um de nós pode contribuir para uma maior sustentabilidade em geral.

 

UP: Que produtos vendem?

Produtos de Upcycling de vários tipos e de várias organizações como é o caso da Ocean Sole e da Cais Recicla. Procuramos produtos com design que cumpram com o propósito da economia circular.

 

UP: Querem apresentar-nos a Ocean Sole?

Sim!  A United to Remake tem estado ativa e fortemente envolvida no apoio à Ocean Sole, no Quénia. Esta Empresa social provou ser um dos melhores exemplos a abranger todo o processo, de A a Z, removendo do Oceano Índico e dos rios de África os resíduos de borracha gerados por chinelos e transformando-os em peças de decoração únicas. As receitas geradas pela distribuição comercial destas peças não só são suficientes para criar um grande número de postos de trabalho, como também para crescer e permitir uma melhor penetração do produto em outros mercados. A Ocean Sole é um magnífico exemplo de como outras ONG deveriam funcionar e da forma como, através da recolha de lixo, podem influenciar a vida quotidiana de todos.

Somos “Solemates”!

 

Francisca Macedo

 

UP: Onde podemos encontrar mais informação sobre este projeto?

Estamos no Linkedin, Instagram e FB como @unitedtoremake.

Conheça-nos melhor aqui e siga a nossa atividade.

Estamos a trabalhar para termos, em breve, novas e boas notícias!

 

United to Remake

Comentários

Gosta dos artigos do UniPlanet?

Apoie o nosso trabalho a partir de 1€ por mês.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.