8 Formas Simples de Viver de Forma Mais Saudável no Novo Ano

8 Formas Simples de Viver de Forma Mais Saudável no Novo Ano

6 de Janeiro, 2022 0

Com o Novo Ano todos sentimos a necessidade de criar novas e importantes resoluções. É uma oportunidade de começar do zero e por isso sentimos uma enorme vontade de criar uma lista de desejos para o novo ano, muitas das vezes drásticos, que implicam mudanças significativas na nossa vida. Na maioria das vezes estes desejos estão intrinsecamente ligados com melhorar a nossa saúde e alcançar a felicidade. A forma como os elaboramos muitas vezes está errada porque queremos resultados rápidos, o que nos leva a criar objetivos irreais e que acabam por não ir ao encontro do que realmente desejamos. Elaboramos esta lista numa altura em que nos sentimos extremamente motivados e cheios de energia, sentimos que este é que vai ser o Ano, uma página em branco para alcançar o que mais desejamos. Mas normalmente chegamos a finais de janeiro, inícios de fevereiro e estamos desanimados e já nem sequer nos lembramos mais do que idealizamos alcançar no final de dezembro.

Este ano gostava que mudasses a forma como pensas sobre estes desejos e te focasses em pequenos objetivos que te tragam felicidade de forma simples e prática, em que consigas sentir os seus benefícios diariamente. Acabando por contribuir para a tua motivação se manter mais elevada ao longo dos meses.

 

Sugiro-te estas 8 formas de criares mais Saúde e Felicidade este ano:

 

  1. Conecta-te contigo

Olha para dentro de ti, conhece-te melhor. Fica atenta às tuas necessidades, desejos e valores. Torna-te a tua melhor amiga, percebe o que te motiva no dia-a-dia para comportamentos saudáveis e o que te conduz para comportamentos menos saudáveis. Pergunta-te afinal o que é que é importante para ti, o que é te faz saltar do sofá e defender com unhas e dentes, aquilo que podes deixar ir – seja pessoas, relações, objetos, trabalho, hábitos que te drenam… e quais as pequenas coisas que podes fazer já hoje para alcançares os teus sonhos. Pensa em coisas pequenas e simples que aplicadas te levarão a alcançar aquele sonho que parece impossível.

 

 

  1. Pratica o perdão

Estudos sugerem que o perdão está intrinsecamente ligado a níveis baixos de depressão, ansiedade e agressividade, assim como redução do uso de substâncias tóxicas, aumento de autoconfiança e uma maior satisfação com a vida. Não é um trabalho fácil, mas aprender a desapegar e avançar com a vida liberta-te. O teu corpo físico, mental e emocional fica livre deste peso que carregas, e em retorno melhoras a tua saúde e consequentemente das pessoas que te rodeiam.

 

  1. Vive em Gratidão

Toda a gente tem algo na sua vida pelo qual está grato. Li algures que a gratidão devia ser vista como uma vitamina que deve ser tomada diariamente, a ‘vitamina G’, o nutriente que alimenta a tua alma. A prática da gratidão quando feita diariamente torna-se parte de nós, aumenta a nossa capacidade de ver a felicidade nas pequenas coisas, torna-nos mais atentos ao nosso redor e a viver mais conectados com o presente. Esta prática acaba por afetar o teu cérebro e tudo aquilo que pensas, estreita a relação corpo-mente, alivia stress, ajuda a combater estados depressivos e melhora a tua saúde no geral quando praticada dia após dia, mês após mês, ano após ano.

 

 

  1. Incorpora o estado de atenção plena no teu dia-a-dia

Este estado de atenção plena ou Mindfulness, é um tipo de meditação que traz uma consciência maior sobre o que sentes no momento. Através desta perceção nós tornamo-nos mais amorosos para connosco e fazemos menos julgamentos, o que facilita no processo de criação de objetivos. Viver em Mindfulness ajuda-te a manter o foco em como te sentes e no que estás a fazer, que te faz sentir assim dessa forma. Permite-te manter os pés assentes na terra, ser realista perante os teus objetivos, tendo uma visão mais clara e no presente do teu progresso permitindo-te celebrar as pequenas mudanças que vais fazendo dia após dia.

 

  1. Cria uma rotina matinal

A forma como começas o dia irá ditar como ele se irá desenrolar. Para algumas pessoas é a melhor altura para conexão consigo próprias. A quietude e clareza que temos ao acordar cedo, muitas vezes ainda antes do dia nascer, ajuda na reflexão de como estamos e nos sentimos, preparando-nos para o dia que temos à nossa frente. Algumas formas de começar a manhã de forma saudável podem incluir meditar, fazer a cama, beber água, falar contigo ao espelho, comer um bom pequeno almoço, escreveres o que sonhaste ou mesmo exercitares o teu corpo. Se for difícil para ti acordar cedo e ter estes momentos de calma, coloca apenas o teu alarme uns 5710 minutos antes e medita na cama. Tira esses minutos para ti.

 

 

  1. Cria uma rotina antes de dormir

O sono é extremamente importante para a tua saúde, ajuda a regular o humor, o metabolismo e o açúcar no sangue, entre muitas outras. Algumas formas de melhorar a qualidade do teu sono incluem reduzir a cafeína pelo menos 3 horas antes de deitar, desligar todos os aparelhos eletrónicos pelo menos 1 hora antes de deitar, estabelecer uma rotina de sono, dormir num quarto escuro, calmo, com temperatura amena e apenas usado para descansar, praticar exercício físico durante o dia e criar uma rotina antes de dormir. Esta rotina pode incluir refletir sobre o teu dia, as coisas boas e as mais desafiadoras, pois ajuda a ganhar clareza e a planear o dia seguinte, contribuindo para um sono mais calmo. Escrever ajuda a parar ou diminuir o ruído das nossas cabeças, traz uma maior clareza e calma ao nosso estado mental. Ler antes de adormecer, praticar a gratidão mentalmente ou no teu caderno ou até meditar quando já estiveres deitado na cama.

 

 

  1. Passa tempo na Natureza

Estar em contacto com a natureza é mais uma oportunidade para te focares em ti e não no ecrã do teu telemóvel. Escolher desligar das redes sociais e de aparelhos eletrónicos que são responsáveis por causar stress e ansiedade na tua vida é uma forma de melhorar o teu bem-estar. Sair de casa para estar em contacto com a Natureza, seja para estar sentada num parque ou fazer uma caminhada, corrida ou um passeio de bicicleta é uma prática espiritual. Permite-te estar em meditação com tudo o que te envolve, conectares-te com algo maior do que tu próprio. Podes ir sozinho ou acompanhado, como for mais benéfico para ti.

 

 

  1. Cozinha mais em casa

A prática de cozinhar as tuas próprias refeições é a melhor forma de te responsabilizares pela tua saúde. Escolhendo os ingredientes que colocas no teu corpo podes comer de forma mais completa, aumentar a tua energia, melhorar a qualidade do teu sono e reduzir o risco de desenvolver doenças crónicas. Escolher alimentos da época e despender tempo e energia a cozinhar as tuas refeições despoleta em ti uma experiência mais completa durante o ato de comer, o que produz uma enorme satisfação. Pode também tornar-se uma nova paixão e união familiar, podendo mesmo ser divertido fazê-lo em família.

Melhorar a tua saúde é uma responsabilidade diária. É necessário prática, consistência, paciência e aceitar que nem sempre vai correr tudo bem ou como idealizamos. E está tudo bem. Vivemos um dia de cada vez, construindo uma atitude positiva e um método diário que te permita curar o teu corpo, construir resiliência e tornar os teus sonhos uma realidade.

 

» Se quiseres manter a motivação ao longo destes primeiros meses do ano junta-te ao Coaching em Grupo que irá começar já na terceira semana de janeiro onde iremos trabalhar várias formas de Conexão contigo, que te permitirão quebrar crenças, fazer da tua saúde uma prioridade e manter o foco na concretização dos teus objetivos. Vê mais aqui.

 

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Sandra Dinis
Coach de Saúde Integrativa
Deixe um comentário