Encontre todas as atividades ao ar livre em Portugal na Booknatura

Encontre todas as atividades ao ar livre em Portugal na Booknatura

28 de Junho, 2018 0

Parapente

 

A Booknatura é uma nova plataforma de reservas de atividades ao ar livre que proporcionam o contacto com a natureza em Portugal.

O UniPlanet falou com Isabel Palma Raposo, da Booknatura, que nos deu a conhecer este projeto.

 

UniPlanet (UP): Podem apresentar-nos a Booknatura?

A Booknatura é uma plataforma de reservas de atividades ao ar livre que promovam o conhecimento e respeito pela natureza. Reunimos atividades de diferentes promotores que podem ser pesquisadas por região e datas para facilitar a reserva destas atividades. Queremos que a promoção e realização destas atividades no meio natural seja feita de forma responsável e com o mínimo impacte ambiental pelo que promovemos boas-práticas ambientais junto dos promotores turísticos e clientes que reservam as atividades. Adicionalmente, assumimos o compromisso de doar 1% da nossa faturação a projetos de conservação da natureza.

UP: Como surgiu a ideia para este projeto?

A ideia original tem duas fundadoras. Conhecemo-nos no mestrado de engenharia do ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e sempre tivemos um grande respeito e amor pela natureza. Alguns anos mais tarde, num almoço de encontro trocámos algumas ideias que levaram ao arranque deste projeto. Falámos sobre a dificuldade em encontrar atividades nos meios natural e rural quando vamos de férias ou quando simplesmente queremos ter uma experiência diferente ao fim-de-semana. A informação está dispersa e não havia um local único onde pudéssemos ter acesso e pesquisar atividades ao ar livre. Uma da principais conclusões da tese de mestrado sobre turismo da natureza de uma das fundadoras foi que os próprios promotores deste tipo de atividades, por serem na sua generalidade de pequena dimensão, tem alguma dificuldade em alcançar um público maior.

Decidimos investigar mais sobre estes problemas e da vontade de os solucionar surgiu a plataforma Booknatura.
Atualmente, a equipa de Booknatura é constituída por 3 elementos.

Aitividade ao ar livre

 

UP: Que tipo de atividades podemos encontrar no vosso site?

Através da Booknatura podem ser reservadas várias atividades em terra, água e ar com mais ou menos adrenalina como caminhadas, observação de aves, espeleologia, escalada, rappel, canoagem, mergulho, passeios de barco, rafting, canyoning, surf, coasteering, parapente, entre outros. Todas promovem o contacto e/ou o conhecimento mais aprofundado da natureza.

Observação de aves

UP: Porque acham que é importante aumentarmos a nossa aproximação à natureza?

Vários estudos mostram que o contacto com a natureza é muito benéfico para a nossa saúde e bem-estar. Atualmente vivemos cada vez mais desligados do mundo natural e é importante que haja esta ligação mais próxima à natureza que pode ser proporcionada pelo tipo de experiências que disponibilizamos na Booknatura. Apesar da grande diversidade de atividades que podem ser encontradas na nossa plataforma, a característica comum a todas é o grande contacto com a natureza.

Adicionalmente, numa perspetiva de conservação ambiental, as pessoas que estão mais ligadas ou que têm maior conhecimento do meio natural estão normalmente mais conscientes das suas fragilidades e riscos e tendem a contribuir mais para a sua conservação; através da adoção de comportamentos mais responsáveis no dia-a-dia ou a participação mais ativa em iniciativas de preservação do meio ambiente.

Através do nosso projeto podemos assim contribuir para um conhecimento mais aprofundado do meio ambiente e para o aumento da consciencialização ambiental junto dos turistas, tanto nacionais como internacionais. É a nossa grande missão.

 

Atividades ao ar livre

 

UP: Portugal é um bom destino para a prática deste tipo de atividades?

Portugal apresenta paisagens fantásticas, grande biodiversidade e variedade de habitats, o que o torna um destino de excelência para a prática de atividades ao ar livre. Cerca de 22% do território português é formado por áreas classificadas com grande biodiversidade e elevada qualidade paisagística e ambiental. No nosso “pequeno” país é possível disfrutar de diversas atividades no mar, observar grandes rotas migratórias de aves, caminhar por rotas onde podemos ver plantas que não existem em mais nenhum local do mundo, navegar por rios rápidos e lentos e voar sobre serras e praias.

Canyoning

 

UP: Para terminar, onde podemos encontrar mais informação sobre a Booknatura?

Podem visitar-nos no nosso site e obter mais informação sobre o nosso projeto. Também estamos presentes nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.

 

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário