Projeto Riza: um santuário para animais em Coimbra

Projeto Riza: um santuário para animais em Coimbra

24 de Maio, 2023 0

O UniPlanet falou com Chiara Saitta, voluntária no Projeto Riza, que nos falou sobre este santuário para animais.

 

UniPlanet (UP): Como nasceu o Projeto Riza – Santuário Animal?

O projeto Riza é um santuário de animais que nasceu há cerca de 4 anos graças à grande paixão e amor da Isabel. Atualmente, a Chiara e a Daniela são as voluntárias que cuidam dos animais diariamente. A Daniela é professora do ensino básico e é membro do santuário há 3 anos. A Chiara mudou-se de Inglaterra para Portugal há um ano e é voluntária a tempo inteiro desde o ano passado.

 

Alfazema e as crianças

 

UP: Que animais têm na quinta?

No santuário temos atualmente 2 burros, 3 porcos, 5 ovelhas, 5 galinhas, 2 galos, 6 gatos e 1 cão.

 

Archie e Che

 

UP: De que forma podemos ajudar os animais da quinta?

Como muitos outros santuários de animais, não temos qualquer apoio financeiro para além de donativos privados. Atualmente, temos uma ou duas possibilidades de doação: a primeira é um apoio mensal de 2,5€ através da plataforma Patreon. Isto permite-nos pagar as despesas diárias. Podem também apoiar através do MBway: 934 067 187.

 

Voluntários

 

UP: Quais são as maiores dificuldades de se gerir um Santuário de animais?

Devido ao declive do terreno onde se situa o santuário, durante a época das chuvas toda a água se acumula na base do santuário, onde os animais passam a maior parte do tempo, criando uma situação de grande risco para a sua saúde e vida. Decidimos angariar fundos através do gofundme, e com o dinheiro doado iremos criar terraços no terreno para conter e drenar a água da chuva.
Acho que a falta de ajuda é uma das maiores dificuldades, os voluntários são essenciais para a sobrevivência dos santuários de animais.

 

porco

 

UP: Que atividades costumam organizar?

Dentro do santuário, a Daniela criou uma escola pedagógica para crianças a partir dos 5 anos de idade, o Projeto Guarda Rios. Lá, as crianças aprendem a viver em comunhão e respeito com a Natureza e todos os seus habitantes. As crianças aprendem também a alimentarem-se com uma dieta totalmente vegetal.

Com o objetivo de sensibilizar para os animais e para a alimentação vegan, começámos também a organizar o mercado vegan de Coimbra em dezembro de 2022, uma forma de aproximar mais as pessoas que se preocupam com o ambiente e os animais.

 

Galinhas

 

UP: Onde podemos encontrar mais informação sobre o Projeto Riza – Santuário Animal?

Se quiser acompanhar as nossas aventuras diárias pode seguir-nos no Instagram e no Facebook.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário