Marnoto, um sal marinho que se mantém fiel às práticas artesanais

Marnoto, um sal marinho que se mantém fiel às práticas artesanais

9 de Janeiro, 2024 0

O UniPlanet falou com Elizabete Gonçalves, responsável pelo departamento de Marketing da Necton à qual pertence a marca Marnoto, e com Inácio Oom do Valle, coordenador da unidade de Negócio do Sal – Necton, que nos apresentaram esta empresa.

 

UniPlanet (UP): Como nasceu a Marnoto?

Elizabete: A marca Marnoto nasceu da herança e tradição de séculos da produção artesanal de Sal Marinho Tradicional e Flor de Sal na região do Algarve. O termo “Marnoto” honra os trabalhadores responsáveis pela recolha manual do sal das salinas, uma profissão com raízes profundas na cultura local.

A metodologia da marca remonta aos métodos tradicionais da extração do sal, transmitidos ao longo das gerações. Os métodos manuais de recolha do sal, juntamente com o respeito pela natureza e a preservação das salinas, foram os alicerces para a criação da marca Marnoto.

A marca foi estabelecida com o objetivo de não apenas preservar estas tradições seculares, mas também de elevar a qualidade do Sal Marinho Tradicional, mantendo-se fiel às práticas artesanais e à pureza do produto.

A Marnoto é uma união entre a herança histórica e o compromisso contínuo com a qualidade e a tradição.

 

sal marnoto

 

UP: Como se processa a recolha do sal?

Inácio: A extração do Sal Marinho Tradicional Marnoto é um procedimento meticuloso e artesanal, realizado com maestria por mão-de-obra especializada, os Marnotos. É realizada em cristalizadores de pequenas dimensões em salinas centenárias através de um rodo. Este método visa preservar a pureza do sal, assegurando a ausência de contaminações com o substrato.

Além do rigor técnico, há uma preocupação genuína com a preservação do ambiente local. As práticas de colheita são cuidadosamente elaboradas para minimizar o impacto ambiental, garantindo a manutenção da biodiversidade ao redor das salinas.

Após a colheita, o Sal Marinho Tradicional passa por um processo de limpeza minucioso. Através de tecnologias como lentes óticas e jatos de ar, são removidas cuidadosamente eventuais impurezas, como sementes ou folhas da vegetação circundante às salinas. Este método garante não apenas a remoção das impurezas, mas também a preservação da composição mineral e natural do sal marinho tradicional, permitindo-nos assim colocar no mercado um produto 100% natural e tal qual a natureza nos dá.

Cada etapa deste processo, desde a expertise dos Marnotos até aos cuidados ambientais e técnicos na limpeza pós-colheita, reflete o compromisso da nossa produção com a excelência, a tradição e a sustentabilidade.

 

 

UP: Em que zona do país é recolhido o sal?

Elizabete: A nossa produção de Sal Marinho Tradicional Marnoto ocorre na maravilhosa região do Algarve em área protegida. Esta área protegida, vai além de ser um mero local de produção. É um ecossistema único e delicado, onde a preservação da vida marinha e terrestre é fundamental.

A localização estratégica das nossas salinas no Algarve não é apenas uma escolha, é um compromisso com a preservação do meio ambiente. A sua proximidade com o oceano contribui diretamente para a qualidade do sal, capturando a essência e os minerais provenientes das águas do Atlântico, conferindo ao nosso Sal Marinho Tradicional Marnoto um sabor autêntico e rico em minerais.

 

salinas

 

UP: Quais são as diferenças entre o sal marinho tradicional e a flor de sal?

Inácio: O Sal Marinho Tradicional e a Flor de Sal partilham a mesma composição química, no entanto, apresentam características distintas. A Flor de Sal é uma película de cristais delicados, recolhidos diariamente na superfície dos cristalizadores através de um rodo coador, e é utilizada para temperar pratos finalizados, como saladas ou sobremesas, devido à sua fragilidade e rápida dissolução. Por sua vez, o Sal Marinho Tradicional é composto por cristais maiores, formados ao longo de aproximadamente 5 semanas no fundo da salina, sendo ideal para uso durante a confeção dos alimentos.

 

flor de sal

 

UP: Quais são as diferenças entre o sal marinho tradicional e o sal marinho refinado/industrial?

Inácio: O Sal Marinho Tradicional e o Sal Marinho Industrial apresentam diferenças muito significativas na sua produção, composição e aplicação na cozinha. O Sal Marinho Tradicional é obtido de forma natural. Mantém uma configuração de cerca de 80 minerais, com origem na água do mar, tais como o magnésio, iodo, cálcio e potássio. Apresenta cristais maiores e brilhantes e uma textura granulada que realça os sabores dos pratos. É muito apreciado pelos chefs pela sua capacidade de intensificar o sabor dos alimentos durante a confeção.

Por outro lado, o Sal Marinho Industrial, devido à sua recolha ser realizada através de maquinaria pesada, terá de passar por um processo de lavagem, que resulta na perda destes minerais fundamentais e numa composição simples de aproximadamente 99,8% cloreto de sódio.

 

sal

 

UP: Quais são as principais iniciativas da marca em prol da sustentabilidade?

Elizabete: A extração do Sal Marinho Tradicional Marnoto é, por natureza, uma atividade sustentável, pois depende principalmente da força humana, da energia solar e da água do mar.

A manutenção em atividade das salinas tradicionais, permite a preservação do habitat de dezenas de espécies de aves limícolas. As salinas moldam o ecossistema da Ria Formosa, acrescentando a sua biodiversidade devido aos imensos espelhos de águas rasas que criam, de modo a favorecer a evaporação da água do mar e assim produzir sal, esses espelhos de água, ricos em vida, são o habitat e a fonte de alimento de aves como o flamingo, o alfaiate, o pilrito e outras dezenas de espécies que não existiriam no local sem a atividade salinícola. A produção de sal marinho tradicional, contribui também para a fixação de carbono nos sedimentos das salinas, tanto na forma orgânica, como na forma inorgânica.

No entanto, estamos comprometidos em ir mais além, reduzindo ainda mais o nosso impacto ambiental em todas as fases do processo.

Uma das formas tangíveis de demonstrar esse compromisso é através das nossas embalagens. Na nossa Gama Rústica, adotamos embalagens com menos plástico, priorizando materiais mais sustentáveis e reduzindo assim a nossa pegada ambiental. Além disso, estamos empenhados em utilizar plástico 100% reciclável, como o Polipropileno, promovendo um ciclo mais sustentável e contribuindo para a economia circular.
A nossa abordagem à sustentabilidade não se limita a uma única iniciativa, mas sim a uma constante adaptação às circunstâncias e evolução, procurando continuamente formas inovadoras e responsáveis de operar, que nos permita manter o compromisso com a preservação e respeito pelo ambiente e a qualidade dos nossos produtos.

 

ria formosa

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]