Cidade nos Países Baixos proíbe publicidade a carne

Cidade nos Países Baixos proíbe publicidade a carne

7 de Setembro, 2022 0

A cidade de Haarlem, localizada perto de Amesterdão, nos Países Baixos, vai proibir anúncios a carne de criação intensiva em autocarros, abrigos e ecrãs de espaços públicos a partir de 2024.

“Será a primeira cidade nos Países Baixos  – e de facto na Europa e no mundo – a banir anúncios de carne ‘má’ em locais públicos”, disse Ziggy Klazes, conselheira do partido GroenLinks (Esquerda Verde).

A proibição que pretende reduzir o consumo de carne e as emissões de gases com efeito de estufa, tem como alvo toda a “carne barata de agricultura intensiva” e “inclui anúncios de redes de fast food”, segundo a conselheira. A cidade ainda não decidiu se também vai proibir anúncios de carne biológica.

Esta medida, pioneira no mundo, foi aprovada pela Câmara Municipal em novembro e abrange também anúncios a voos de lazer, combustíveis fósseis e carros que não sejam elétricos.

Uma investigação da Greenpeace mostrou que para atingir o objetivo da União Europeia (UE) de emissões líquidas zero até 2050, o consumo de carne deve ser reduzido a 24 quilogramas por pessoa, por ano, em oposição à média atual de 82 quilos na UE e de 75,8 quilogramas nos Países Baixos (o maior exportador de carne da EU).

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário