Os resíduos orgânicos devem ser colocados num saco de plástico no contentor?

Os resíduos orgânicos devem ser colocados num saco de plástico no contentor?

20 de Março, 2023 0

Devo colocar os resíduos orgânicos num saco? Depende do concelho onde reside.

No Concelho de Cascais, os munícipes recebem em casa um contentor de 7 litros e um rolo de sacos verdes. Os restos de comida, as sobras da preparação das refeições e os alimentos degradados devem ser colocados no saco verde. Depois, esse saco fechado é colocado no mesmo contentor onde se coloca o lixo comum. Recolhidos pelos camiões da Cascais Ambiente, os sacos são levados para a Tratolixo onde, através de um separador ótico, os biorresíduos são separados e reaproveitados para a produção de energia.

A Câmara Municipal de Vila Real oferece gratuitamente um pequeno contentor caseiro de cor castanha, com capacidade de 7 litros, para deposição dos biorresíduos produzidos em cada habitação. Depois, é só despejar os resíduos (sem saco) no contentor maior, também de cor castanha, situado junto ao contentor de lixo.

O Porto disponibiliza um kit gratuito (um pequeno balde de 7L e dois cartões de acesso aos contentores de rua instalados junto aos ecopontos) para realizar a separação dos resíduos orgânicos, depois, basta dirigir-se a um dos contentores castanhos instalados junto aos ecopontos e depositar os resíduos (sem saco). Os resíduos recolhidos são encaminhados para valorização, transformando-se num composto orgânico (Nutrimais) que serve de fertilizante natural para vários fins, com destaque para a agricultura biológica.

 

No site do Porto respondem a esta questão:

Posso utilizar um saco de plástico para depositar os meus resíduos orgânicos no contentor?

Não. O plástico é considerado um contaminante no processo de valorização dos resíduos orgânicos, pelo que nunca deve ser depositado nos contentores destinados a este tipo de resíduos.

O tamanho e formato do balde de 7L que é fornecido, permite que este seja lavado na máquina de lavar a loiça, pelo que não há necessidade de utilizar um saco de plástico para acondicionamento dos resíduos.

 

» Já votaram no UniPlanet? 😊 Votem aqui.

 

Foto: UniPlanet

 

Podem ver mais aqui:

Recolha de resíduos orgânicos abrangerá todo o Porto em 2023

Cascais, 1º concelho com recolha de resíduos orgânicos em todo o seu território

Guimarães: recolha de resíduos orgânicos já abrange 40% da população do concelho

Vila Real já tem recolha de resíduos orgânicos

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário