Pescanova pretende criar 1 milhão de polvos em cativeiro, o que preocupa cientistas

Pescanova pretende criar 1 milhão de polvos em cativeiro, o que preocupa cientistas

19 de Março, 2023 0

A Nueva Pescanova pretende criar a primeira quinta de polvos do mundo em Las Palmas, nas Canárias, Espanha. Este projeto está a preocupar a comunidade científica, devido ao facto de pretender abater os polvos utilizando água gelada, um método considerado cruel pelos cientistas.

Na quinta serão colocados cerca de mil tanques comunitários, numa estrutura de dois andares debaixo de água onde serão criados cerca de um milhão de polvos, ou seja, cada metro cúbico de tanque vai ser ocupado por entre 10 a 15 polvos.

Para matar os polvos estes serão colocados em recipientes com água a três graus negativos, uma morte lenta, dolorosa e stressante.

A Aquaculture Stewardship Council, principal centro de certificação para o cultivo de animais marinhos, já propôs a proibição da morte com água gelada e alguns supermercados já deixaram de vender peixes mortos através desta técnica.

Peter Tse, professor e neurocientista da Universidade de Dartmouth, nos EUA, disse à BBC que os polvos “são tão inteligentes como os gatos” e “matá-los com gelo seria muito cruel e não devia ser permitido”.

Os polvos são animais solitários que habitam maioritariamente zonas escuras e neste projeto irão ser mantidos em tanques partilhados com outros polvos e sujeitos a luz constante.

A Pescanova pretende alimentar os animais com rações secas, produzidas com subprodutos de peixes já capturados.

Os primeiros polvos a chegarem à quinta serão retirados da Pescanova Biomarine Centre, um centro de pesquisa, na Galiza. Os 100 polvos segundo o centro estão “domesticados” e já não “apresentam sinais importantes de canibalismo ou competição por comida”.

 

» Já votaram no UniPlanet? 😊 Votem aqui.

 

Foto: Pexels

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário