Recolha de resíduos orgânicos abrangerá todo o Porto em 2023

Recolha de resíduos orgânicos abrangerá todo o Porto em 2023

13 de Abril, 2022 0

Lançado em abril de 2021, o projeto de recolha de resíduos orgânicos no Porto, alcançou agora as 1000 toneladas recolhidas. Com mais de 400 contentores de proximidade, as recolhas ultrapassam as 100 toneladas por mês e contam com a participação de 26500 famílias.

Estes resíduos são tornados em composto que depois é devolvido aos solos para enriquecimento dos mesmos.

A expansão do Porto Orgânico, que se prevê que abranja praticamente toda a cidade até ao final de 2023 e englobe, já este ano, o alargamento da rede de contentores para cerca de 650.

Esta projeto tem constituído um forte estímulo à recolha seletiva de resíduos, contribuindo para o crescimento progressivo da taxa de reciclagem que, em 2021, foi de 39,26%, superando a meta de 31%, com os portuenses a enviar menos duas mil toneladas de resíduos para o indiferenciado.

A estratégia para a gestão destes resíduos assenta, prioritariamente, na redução e no combate ao desperdício alimentar, através de iniciativas com vista à redução de excedentes como “Dose certa”, ou do Embrulha, com a disponibilização gratuita de embalagens biodegradáveis aos restaurantes, possibilitando aos clientes levar as sobras das suas refeições para casa.

Por outro lado, o Município do Porto aposta também em soluções de tratamento local de biorresíduos, tais como a compostagem caseira (tendo sido entregues mais de 2 mil compostores) e comunitária, com evidentes vantagens de redução de custos e de impactos ambientais associados a soluções de tratamento centralizado.

Atualmente, e desde o verão de 2021, existem duas unidades em agrupamentos habitacionais (junto ao Parque Infantil do Amial e na Praça do Cávado, em Paranhos), e que envolvem já mais de 120 famílias, apoiadas por técnicos da Lipor, no processo de compostagem para a obtenção de um composto orgânico 100% natural, que pode ser aplicado nas suas hortas/ casas.

A expansão da recolha seletiva de biorresíduos é, e continuará a ser, uma aposta estratégica da Porto Ambiente, fulcral para a promoção da economia circular e para alcançar a meta da neutralidade carbónica na cidade, em linha com os desafios do Pacto do Porto para o Clima, que a empresa municipal recentemente subscreveu.

A recolha seletiva de orgânicos no Porto teve início há mais de uma década, em 2006, no setor não doméstico – em restaurantes, hotéis, cantinas e supermercados com resultados muito positivos. Atualmente, este sistema conta com mais de 1200 aderentes.

Em 2018, foi implementada a recolha seletiva porta a porta numa área da cidade constituída por habitações unifamiliares, com recolha de papel, vidro, embalagens/metal e também de resíduos orgânicos. São já praticamente duas mil famílias aderentes, com um total de 800 toneladas por ano de recolha seletiva.

Várias figuras públicas aderiram a esta causa, incentivando os portuenses a participar no projeto.

Vamos evitar o desperdício? 🪣 Sabiam que 28% dos resíduos produzidos no setor doméstico são biorresíduos capazes de serem valorizados num processo de compostagem com a consequente produção de um “adubo” natural. Este é um processo 100% natural de decomposição da matéria orgânica, realizado através de microrganismos que transformam os resíduos biodegradáveis numa matéria rica em nutrientes, de cor escura, com aspeto de solo. O projeto Orgânico irá recolher em contentores de rua específicos os resíduos resultantes da preparação das refeições. Neste projeto a ação do morador é simples. O nosso contributo passa pela separação correta dos resíduos na cozinha, no balde que nos oferecem (e que podem ver no vídeo), e a deposição no contentor correto, através do cartão que também nos entregam. Desta forma evitamos um elevado desperdício dos resíduos orgânicos que estão a ser incinerados.

Publicado por Ana Bravo - Nutrição com Coração em Segunda-feira, 31 de maio de 2021

"Panquecas saudáveis ao pequeno almoço? Porque não? Sabiam que agora podemos valorizar os restos da preparação de refeições como esta? Ao separar estes resíduos como o Miguel Araújo acabou de fazer estamos a valorizá-los e a dar lhes uma nova vida. O Miguel já separa. Agora está na sua mão! "#organico #agoraestanasuamao #portoambiente #porto #cmporto #portoponto #ambiente #economiacircular #portocircular2030 #contentorcastanho #residuosorganicos

Publicado por Miguel Araújo em Quinta-feira, 27 de maio de 2021
Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário