A Tailândia vai proibir a importação do lixo plástico dos países ricos

A Tailândia vai proibir a importação do lixo plástico dos países ricos

27 de Fevereiro, 2023 0

A Tailândia está a restringir a importação dos resíduos plásticos e vai proibir totalmente estas importações, em 2025. O país está a ser inundado por lixo dos países ricos, o que está a afetar a saúde dos habitantes e a poluir o ar e a água, conta o Bloomberg.

A partir deste ano, a importação de resíduos plásticos ficará restrita a 14 empresas que usam os resíduos como matéria-prima. No próximo ano, a entrada destes materiais será reduzida para metade.

O plástico que entra em programas de reciclagem dos países ricos ocidentais e não consegue ser tratado é, muitas vezes, enviado para países mais pobres, onde entra num vasto ecossistema de empresas de reciclagem sendo que apenas os materiais de melhor qualidade são reciclados por serem lucrativos e os outros plásticos são frequentemente incinerados ou despejados em aterros.

A China, que era o principal importador de lixo plástico do mundo, proibiu a importação de resíduos plásticos em 2018. Os EUA costumavam enviar cerca de 4000 contentores de lixo por dia para a China antes desta proibição, conta o site Earth, e passou depois a enviá-lo para o Vietname, a Malásia e a Tailândia.

 

Foto: Pixabay

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário