Guimarães criou o Gabinete de Gestão do Arvoredo

Guimarães criou o Gabinete de Gestão do Arvoredo

25 de Fevereiro, 2023 0

Guimarães tem, desde o final do ano passado, um Gabinete de Gestão do Arvoredo criado no Laboratório da Paisagem – o centro de investigação e educação ambiental, participado pela Câmara Municipal de Guimarães –, projeto que será um contributo importante para a gestão e monitorização das árvores da cidade.

A realização de inspeções ao arvoredo urbano, a proteção de árvores ameaçadas, o registo e levantamento do património arbóreo, a supervisão e aconselhamento das práticas de podas de árvores ou a formação e sensibilização para a importância do arvoredo, são alguns dos objetivos do gabinete, que irá auxiliar o trabalho já realizado pela Divisão de Estrutura Verde e Biodiversidade do município de Guimarães.

Segundo a vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, “esta é mais uma forte aposta do município na área ambiental”. “Sabemos que Guimarães tem um património arbóreo de excelência, mas cabe-nos criar as melhores condições possíveis para uma gestão e monitorização assertivas, através da integração, da investigação e da educação ambiental”, acrescenta a responsável.

Este é mais um projeto que resulta do Ecossistema de Governança Guimarães 2030 e que procura dotar o município das melhores valências, transformando-o num território mais verde e resiliente. O Gabinete de Gestão do Arvoredo do Laboratório da Paisagem estará também disponível para a prestação de outros serviços fora do concelho de Guimarães, numa lógica de partilha de boas práticas na área da gestão do arvoredo.

 

» Já votaram no UniPlanet? 😊 Votem aqui.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário