Portugal passou a ter a maior Área Marinha de Proteção Total da Europa

Portugal passou a ter a maior Área Marinha de Proteção Total da Europa

29 de Novembro, 2021 0

O Governo Regional da Madeira anunciou hoje, 29 de novembro, a criação da maior área marinha protegida da Europa com proteção total, através da aprovação de um novo regime jurídico sobre a reserva natural das ilhas Selvagens.

A Reserva Natural das Ilhas Selvagens, ao ser expandida até às 12 milhas náuticas (de 97 quilómetros quadrados de mar protegido para 2677 quilómetros quadrados), passou a ser totalmente protegida, tornando-se na maior Área Marinha Protegida com Proteção Total da Europa e de todo o Atlântico Norte e ainda uma das maiores do mundo.

“A declaração desta área marinha de proteção total abrange um território de 2.677 quilómetros quadrados, numa área de 12 milhas náuticas ao redor das ilhas Selvagens. É nesta extensão que todas as espécies aí existentes passam a estar totalmente protegidas de atividades extrativas, como a pesca ou a exploração de inertes”, salienta um comunicado da Fundação Oceano Azul.

“O reforço da proteção das ilhas Selvagens irá contribuir para o aumento da diversidade marinha, da riqueza genética e da capacidade reprodutiva das espécies, incluindo muitas com interesse comercial.”

“Assegurará igualmente a integridade dos ecossistemas, contribuindo para uma melhor conservação marinha de todo o Atlântico Nordeste”, destaca o comunicado.

Esta decisão “permitirá ainda a promoção do desenvolvimento económico da Região Autónoma da Madeira, através da valorização do seu capital natural”.

A mais antiga reserva natural do país quer ser assim um farol para a conservação da natureza.

A Fundação Oceano Azul, a National Geographic Pristine Seas e o Waitt Institute apoiam esta decisão, que consideram que se revela transformadora e um exemplo global de liderança para a conservação do oceano por parte do Governo Regional da Madeira.

Comentários

Gosta dos artigos do UniPlanet?

Apoie o nosso trabalho a partir de 1€ por mês.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.