Coimbra vai ter recolha seletiva de biorresíduos

Coimbra vai ter recolha seletiva de biorresíduos

23 de Agosto, 2021 0

A Câmara Municipal de Coimbra vai avançar com um projeto de recolha seletiva de biorresíduos, que incidirá, numa primeira fase, na freguesia de Santo António dos Olivais e na União de Freguesias de Coimbra, estando prevista uma recolha de 1500 toneladas de biodegradáveis. A operação que inclui, nesta primeira fase, a aquisição de uma viatura específica de recolha, de 8500 contentores domésticos (de 7 litros) e de 200 contentores equipados com controlos de acesso (de 800 litros), já foi aprovada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR). O objetivo da autarquia é potenciar a diminuição dos resíduos depositados em aterro.

As freguesias foram escolhidas pela sua densidade populacional (que permite potenciar os resultados a alcançar) e por ser um circuito de recolha já implementado para os resíduos urbanos indiferenciados.

Estima-se que esta intervenção abranja, assim, uma população de cerca de 15.000 habitantes (cerca de 9000 alojamentos), correspondente a 11% do total da população residente no concelho.

Estão, ainda, previstas diversas ações de comunicação e sensibilização, bem como ações de monitorização dos acessos a cada contentor, o registo da quantidade e qualidade dos biorresíduos por amostragem de contentores, o acompanhamento das adesões e a captação de novos utilizadores na área definida.

Os biorresíduos são resíduos biodegradáveis de jardins e parques, alimentares e de cozinha das habitações, dos restaurantes e similares, retalhistas e resíduos similares das unidades de transformação de alimentos.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário