Too Good To Go lança Iniciativa e desafia marcas a mudar rótulos de validade

Too Good To Go lança Iniciativa e desafia marcas a mudar rótulos de validade

2 de Dezembro, 2020 0

Embalagens num supermercado

A Too Good To Go apresentou o rótulo “Observar, Provar, Cheirar”, uma iniciativa de compromisso, desenvolvida pela marca, que pretende não apenas sensibilizar os consumidores perante os diferentes prazos de validade, como também desafiar e apoiar as marcas neste processo de educação, face à validade, dos seus próprios produtos. Uma iniciativa que se apresenta simples e em linha com os esforços de combate ao desperdício alimentar, que a Too Good To Go tem vindo a desenvolver.

A primeira marca a aceitar o desafio, e a incluir esta adaptação nos seus rótulos, é a BEL com o seu produto icónico A Vaca que ri. É já no início de dezembro, até março de 2021, que mais de 1 milhão de caixas de porções A Vaca que ri de 16P e 24P vão incluir, esta adição da Too Good To Go ao habitual rótulo da embalagem do produto. Uma forma de relembrar o consumidor e assegurar-lhe que, dependendo de cada tipo de rótulo, este pode e deve confiar nos seus sentidos.

À escala global, estamos a deitar fora um terço de todos os alimentos produzidos. Ou seja, não são consumidos e acabam no lixo 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos adequados ao consumo humano. Segundo a Comissão Europeia 53% dos consumidores não sabe o significado do rótulo “Consumir de preferência antes de”, como tal, muito provavelmente também por esta via, uma enorme quantidade de comida é desperdiçada.

Em Portugal estima-se que por ano, os Portugueses deitam para o lixo um milhão de toneladas de alimentos, em média 132 quilos de comida por ano, por pessoa. Sendo que as famílias desperdiçam 324 mil toneladas. Acrescentando o facto de que muitos são os Portugueses que não sabem que há alimentos que podem ser consumidos depois de o prazo de validade expirar, esta iniciativa da Too Good To Go assume-se como um tarefa que não será fácil mas que é necessária e muito válida. Pois, a educação e sensibilização para os rótulos de validade é, também ela, crucial no combate ao desperdício alimentar. Esta nova iniciativa de compromisso da Too Good To Go, que a marca está também a desenvolver em outros países onde a aplicação está presente, lembra-nos de passos muito básicos mas que não devem ser descurados – por isso, “Antes de deitar fora: Observar, Provar, Cheirar”.

Segundo a Country Manager da Too Good To Go Portugal e Espanha, Madalena Rugeroni “Pequenas alterações de comportamento e atitudes, não só são urgentes como podem contribuir direta e ativamente no peso do impacto ambiental, social e económico, do desperdício alimentar.” “A Too Good To Go está comprometida com uma mudança fundamental de mentalidades para reduzir o desperdício de alimentos: portanto, damos agora um novo passo que representa o tipo de ator que queremos ser. Um marca ativa e com um papel relevante e que contribuiu com soluções que tentam abraçar toda a cadeia de valor.”

A alimentação sustentável requer o combate ao desperdício alimentar. Uma boa leitura dos Rótulos, pode ajudar, e muito. Uma pequena diferença, um grande impacto. Saiba mais no site da Too Good To Go, aqui.

Comentários
Deixe uma resposta

Your email address will not be published.