Vamos criar uma horta na varanda?

Vamos criar uma horta na varanda?

9 de Abril, 2020 0

Horta na varanda

E que tal ter os seus legumes e aromáticas à mão de semear?
Siga algumas destas dicas para criar uma horta na sua varanda ou terraço.

A varanda

A varanda deve ter boa luminosidade, em média cinco horas por dia. Tenha em atenção que as varandas podem ser muito quentes no verão e muito frias e ventosas no inverno, e como tal deve ter esses fatores em conta e tentar minimizá-los com barreiras corta vento (sebes) e ensombramento (toldo ou guarda-sol ou colocar as plantas mais pequenas na sombra de plantas maiores).
Comece com um ou dois vasos e vá aumentando o número e a variedade das plantas.

O que precisa

  • Substrato (biológico específico para hortícolas ou aromáticas), que deverá ser substituído de um ano para o outro. Para drenar poderá usar argila expandida, areia, brita ou cacos de barro e uma camada de geotêxtil (para a água não arrastar o substrato)
  • Hortícolas, aromáticas e sementes (opte no início por mudas das hortícolas compradas em mercados e por aromáticas em vasos antes de se aventurar a fazer sementeiras)
  • Vasos ou floreiras. Devem ter furos e ser adaptados à dimensão das plantas que lá vão ser colocadas. Os vasos de barro absorvem a água e por isso necessitam de mais rega.
  • Tabuleiros para sementeiras furados (se quiser semear). Pode também reutilizar garrafões de plástico ou metal, garrafas, latas ou copos de iogurte.
  • Adubo biológico
  • Ferramentas (pá, tesoura de poda e ancinho)
  • luvas
  • regador

Legumes e fruta

Deve escolher plantas que não cresçam muito e que fiquem com muito volume. Cultive o que consome mais.
As hortícolas como vão sendo consumidas, terá de as replantar regularmente para ter novas quando precisar.
Experimente plantar: alfaces, tomate, couves, rúcula, beringela, pimento, piripiri, acelga, alho-francês, rabanetes, morangueiros, etc.
Regue apenas quando o substrato estiver seco.

Aromáticas

As aromáticas são fáceis de manter e ocupam pouco espaço. Experimente plantar ou semear: manjericão, salsa, coentros, cebolinho, alecrim, orégãos, hortelã, tomilho, etc.
Se semear, coloque o tabuleiro ao sol até ter algumas folhas. Etiquete as sementeiras para saber que planta tem e a data em que semeou.

Como plantar:

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário