Parlamento da UE aprova direito à reparação de aparelhos elétricos

Parlamento da UE aprova direito à reparação de aparelhos elétricos

10 de Fevereiro, 2024 0

O Conselho e o Parlamento Europeu aprovaram, no dia 2 de fevereiro, um acordo provisório da diretiva do “direito à reparação” que promove a reparação de aparelhos elétricos avariados ou defeituosos.

A lei entrará em vigor quando o Conselho e o Parlamento Europeu derem luz verde formal para tornar o serviço de reparação mais fácil, rápido, transparente e atraente para os consumidores.

O objetivo desta lei é que no futuro, reparar aparelhos eletrónicos seja mais fácil e mais barato do que comprar um artigo novo, mesmo depois de já não estar na garantia.

O texto obriga os fabricantes a realizarem as reparações necessárias num prazo curto e a um preço razoável, de forma a incentivar os consumidores a optarem pela reparação.

Os consumidores poderão escolher se preferem a reparação ou a substituição dos aparelhos avariados ou defeituosos dentro da garantia. Se optarem pela reparação, a garantia será prorrogada por 12 meses. Se a garantia já tiver expirado, os consumidores podem solicitar a reparação às marcas. Os fabricantes serão obrigados a publicar a informação sobre os seus serviços de reparação.

Esta nova diretiva permite evitar a eliminação prematura de aparelhos que podiam ser reparados, mas que se iriam tornar em resíduos.

 

Foto: Canva

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]