SOSolidão: fale com alguém quando se sentir só

SOSolidão: fale com alguém quando se sentir só

16 de Abril, 2020 0

Idosa

A Fundação Bissaya Barreto, sediada em Coimbra, criou uma linha telefónica de âmbito nacional para apoiar idosos quando se sentirem sós devido ao confinamento provocado pela pandemia da covid-19.

A linha SOSolidão (800 91 29 90) funciona com profissionais da área da psicologia, é uma linha “gratuita e confidencial” e funciona de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 17:00.

“A circunstância de todos nós termos de estar confinados ao nosso espaço, às nossas casas, e muito em especial as pessoas mais velhas, com os riscos que correm com a covid-19, agrava esses sentimentos de insegurança, medo, angústia e solidão”, afirmou Fátima Mota, assessora do setor social da instituição.

O apoio telefónico pretende fazer “uma companhia ativa e ajudar as pessoas a minimizar os efeitos da solidão a que, neste momento, estão particularmente sujeitas”, em articulação com a linha SOS Pessoa Idosa”, criada anteriormente pela instituição.

“Quando todos os dias se fala no número de mortos em Portugal, aquilo que se diz a seguir é que determinada percentagem, que é sempre elevada, são idosos, e isso provoca imenso receio e medo nas pessoas”, conta.

A linha SOSolidão vai estar em funcionamento enquanto vigorar o período de pandemia da covid-19, mas poderá continuar “caso se justifique”.

Veja também:
Meditação da Solidão
Reino Unido já tem um Ministério da Solidão

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário