Ordem dos Médicos Veterinários cria sistema nacional de saúde animal e quer isenção de iva nos atos médico veterinários

Ordem dos Médicos Veterinários cria sistema nacional de saúde animal e quer isenção de iva nos atos médico veterinários

3 de Outubro, 2019 0

Animais de companhia

Celebra-se a dia 4 de outubro o Dia do Médico Veterinário e o Dia Mundial do Animal. Estas datas são assinaladas pela Ordem dos Médicos Veterinários com a realização da 3ª edição do Open Day, que contará com a participação dos profissionais da classe, bem como com a organização de uma Cerimónia Comemorativa no Funchal, Madeira.

Estão registados em Portugal cerca de 6,7 milhões de animais de estimação a habitar mais de dois milhões de lares portugueses, o que significa que acima de metade das famílias tem pelo menos um animal de companhia em casa. E, segundo um estudo recente da GFK Portugal, a saúde dos seus animais é uma das principais preocupações, sendo que 90% e 70% dos inquiridos garantem levar, respetivamente, os seus cães e gatos a consultas veterinárias.

Tendo em consideração estes números, Jorge Cid, Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), faz questão de alertar que, “mesmo com parcos recursos financeiros, há muitos donos que não hesitam em tratar os seus animais, pelo que a manutenção de uma taxa de IVA no seu escalão máximo, 23%, é de uma perfeita injustiça para todos”. Ainda para mais, acrescenta o responsável, quando a Medicina Veterinária “é a única profissão de saúde com semelhante taxa atribuída, uma condicionante que evidentemente marca a atuação e o dia-a-dia da classe”. E sobretudo pode pôr em causa “a saúde pública no caso das famílias que não têm capacidade de custear consultas e tratamentos dos seus animais de estimação”, remata o Bastonário.

De forma a dar resposta a esta realidade, a OMV criou o Programa de Apoio de Saúde Preventiva a Animais em Risco, mais conhecido como Cheque Veterinário, ao qual várias Câmaras Municipais e Centros de Atendimento Médico-Veterinários já aderiram, estando outros em fase de apreciação.

Com esta Rede Nacional entre Municípios e Centros de Atendimento Médico-Veterinários, foi implementado o que pode ser considerado um verdadeiro Sistema Nacional de Saúde Animal. Segundo Jorge Cid, tendo em conta o “crescente aumento da adesão por parte dos Municípios, facilmente se aumentaria o alcance deste programa e, em consequência, criar-se-ia uma rede nacional, sobretudo para os animais errantes a cargo dos municípios, e colónias de gatos, bem como para animais de famílias carenciadas, para além dos idosos”, o que, no entender do Bastonário, permitiria cuidados “dignos aos animais com e sem tutores, com a cooperação da classe médico-veterinária”.

E precisamente para sensibilizar a população quanto à importância da profissão e assim integrar a sociedade civil nesta celebração, convidando todos os interessados a participar ativamente neste dia, a OMV organiza em conjunto com várias clínicas e profissionais da área a 3ª edição do Open Day, uma iniciativa que vai proporcionar a visita aos locais onde os Médicos Veterinários exercem a sua atividade nas mais variadas áreas de atuação, para desta forma apresentar ao público visitante a sua atividade diária de trabalho.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário