O apetite da China pelos grandes felinos: dentes caninos de puma apreendidos no país

O apetite da China pelos grandes felinos: dentes caninos de puma apreendidos no país

15 de Maio, 2019 0

Puma

Foram apreendidos nove dentes caninos de puma na cidade chinesa de Xiamen, descobertos pelas autoridades num pacote enviado do Peru com destino à China.

Para os conservacionistas, esta apreensão reflete o perigo que o “apetite” da China pelos grandes felinos faz pairar sobre todas as espécies destes animais.

Para substituir as partes outrora fornecidas pelos tigres, após o declínio drástico destes animais na natureza, o mercado asiático está a virar-se para as outras espécies de grandes felinos. Na América do Sul, por exemplo, os cientistas avisam que este comércio está a colocar em risco as populações de jaguares.

“A procura dos consumidores chineses e vietnamitas por caninos de tigre – usados como jóias [para demonstrar riqueza] ou talismãs [contra o mal] – está a impulsionar a caça furtiva e o comércio ilegal não só de tigres, mas também de outras espécies de grandes felinos, cujos dentes podem ser vendidos como sendo de tigre ou como uma alternativa mais barata”, disse a EIA (Agência de Investigação Ambiental), uma ONG que investiga e luta contra os crimes ambientais.

Caninos de puma
Os caninos de puma apreendidos na China

A EIA acusa as plataformas WeChat e Facebook de facilitarem a venda ilegal de dentes e garras destas espécies no sudeste asiático. “Este é um mercado que está a ser largamente ignorado pelas autoridades, o que proporciona aos criminosos a oportunidade de obter lucros elevados com poucos riscos”, explicou a ONG.

“As notícias de que o mercado [de partes de tigre] também está a impulsionar o comércio ilegal de dentes de puma deveria ser um alerta para todos os que trabalham na conservação dos grandes felinos e para o governo chinês”, disse Aron White, da EIA.

“Até que a procura no principal mercado de consumo seja contida, incluindo a aplicação de uma proibição inequívoca deste comércio (…), todos os grandes felinos do mundo continuarão em perigo.”
1ª foto: Debs/Flickr

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário