Veganices: uma mercearia a granel em Tavira

Veganices: uma mercearia a granel em Tavira

14 de Maio, 2019 0

 

A Veganices é uma mercearia com produtos a granel, livres de plástico e crueldade em Tavira.

O UniPlanet falou com Sandra Catarino que nos apresentou este projeto.

 

UniPlanet (UP): Como nasceu a Veganices?


O meu nome é Sandra Catarino, conhecida como Maiá na ilha do Príncipe tenho 36 anos, sou Designer de Cena, Terapeuta Holística, Chefe de Alimentação Viva e Idealizadora do Projeto e Empresa Veganices.

Conta a nossa história que escolhi o ventre da minha mãe Fátima Lourenço para vir ao mundo, quando ela fez um detox vegano em 1983 com o Dr. Naturopata Anibal, dono da primeira e única Ervanária e fábrica de alimentação/transformação vegan/ vegetariana em Tavira.

Durante a gravidez eu e a minha mãe fomos veganas. Depois não fomos assim tanto, mas vegetarianas com peixinhos no meio, sempre a sonhar com um atelier de costura, loja a granel e uma cozinha aberta deste 2007, mas o espaço nunca surgiu, procuramos em Lisboa, Olhão, Fuerteventura, Tavira, mas sem sucesso. E desta forma podemos dizer que a Veganices foi evoluindo com o nosso desejo e acompanhando a nossa evolução e filosofia de vida.

Em 2017, eu o meu Mais que Tudo, Manuel Barbosa viemos para a Ilha do Príncipe para abraçar um projeto com todas as nossas linhas de vida, Sustentabilidade, Proteção e Preservação da Biosfera, contribuir com a Formação e oferecer Oportunidades Profissionais inexistentes na Ilha, nos diferentes departamentos do grupo HBD.

 

Príncipe é uma ilha que eu acredito que amplifica a energia do nosso Eu Superior, onde a Natureza impera e que nunca deveria ser habitada.
Aqui iniciamos um processo natural e abençoado, de repente era como se sempre estivéssemos conectados com o Reino Vegetal Alimentar, o Veganismo e nos encontrássemos novamente. E o nome da nossa menina apareceu de uma forma natural e em laivos de brincadeira. Pois como todos os que escolhem este caminho, fomos considerados seres de outro mundo, deixaram de nos convidar para convívios, faziam brincadeiras menos aprazíveis mas nós continuamos sempre com as nossas “veganices” para não dizer Manias da Natureza.

Nesta altura, falei com a minha mãe, sobre esta visão, ela cozinheira há mais de 11 anos na Misericórdia de Tavira e também já Vegana, aceitou o desafio, sem hesitar, de se desvincular de um emprego onde já era efetiva e em que gostava muito do que fazia, para acreditar que é possível fazer da nossa filosofia de vida e missão de proteger o Planeta, o nosso trabalho.

Foi ela que encontrou uma lojinha muito pequenina mas cheia de alma e com uns senhorios incríveis, no centro da minha cidade mãe, Tavira. Todo o processo de nascimento foi complicado, como acreditamos que seja abrir qualquer negócio, mas a Veganices nasceu aos olhos do mundo, abrindo as suas portas dia 25 de agosto de 2018 às 10h com quilos e quilos de Amor Incondicional.

A Veganices é um projeto de filosofia Vegan, fanática pela mãe Natureza, toda a sua remodelação foi feita com materiais de 2ª, como os maravilhosos azulejos que cobrem o seu chão, tintas à base se água, madeiras de OBS, os móveis de granel de plástico reciclado sem BPA, até a nossa energia é fornecida pela Cooperativa de Energias Renováveis de Portugal, a Coorpénico.

Temos uma Veganteca, onde podem consultar receitas e deixar outras. E uma gira discos com Discos Vinil do meu Pai, que infelizmente faleceu dias depois da Veganices nascer.

Estamos neste momento a construir uma loja online que estará acessível através de www.veganices.com. E os sonhos não ficam por aqui, queremos crescer e ter uma Atelier artístico de roupa vegan, serigrafia e transformação de plástico, uma cozinha comunitária, realizar palestras, facilitar terapias holísticas, fazer consultoria e muito mais se assim a vida nos permitir realizar sonhos que abracem os outros em respeito com o nosso Planeta.

Não somos Livre de Plástico, mas Livres de Plástico Novo, pois o plástico existe e acreditamos que a produção de Novo Plástico tem de ser proibida, mas todo o plástico que existe tem de ser reciclado e reutilizado e neste sentido queremos fazer parecerias com a Precious Plastic. Praticamos o Desperdício Zero, livre de crueldade, 100% vegan e Comércio Justo.

Convidamos todos a visitarem-nos e fazerem parte desta Família.

 

 

UP: Que produtos podemos encontrar à venda na vossa mercearia?


Temos dezenas de produtos sustentáveis e alternativos ao Plástico Novo e todos Vegan, escovas de Bambu, palhinhas de metal, Cosmética Natural, cremes, repelentes, protetores solares, séruns, dentífrico, pensos higiénicos reutilizáveis, copos menstruais, esponjas de luffas, óleos essenciais, produtos de drogaria naturais para fazeres os teus produtos de limpeza e higiene uma seleção de granel incluindo superalimentos como erva trigo, spirulina, açaí, lucuma, detergentes, sal e flor de sal de Tavira, pastilhas dentífricas, queijo vegan e até Água Purificada a granel!!! Recusamos vender água em garrafas de PET e por isso ou vendemos água engarrafada em vidro ou temos a opção da fonte com água purificada onde podem encher o cantil por apenas 1€/LT.

Temos um cantinho dedicado à Ilha do Príncipe, quase uma espécie de Altar de Gratidão, com artesanato, chinelos e porta-chaves de pneu, cacau biológico, Muesli de frutas desidratadas com cacau seco nos antigos secadores de basalto; chocolate, café e muitas outras coisas. Uma enorme seleção de queijos vegan, iogurtes, pastas probióticas e Kombucha.

No nosso Café D’Algibeira é possível comer acepipes do Bem e sem Maldade, leite dourado, limonada de curcuma, sumos, batidos, sorvetes feitos na hora, sopa, prato do dia, tostas, hambúrgueres, smoothies e budha bolws, queijo vegan, cervejas artesanais de Tavira, vinhos biológicos, café triturado na hora ou café de cereais do campo e muito mais.
Temos ainda um berçário de scobys de Kombucha para doar.

De Verão alugamos bicicletas pasteleiras restauradas e eletrificadas com autonomia de 100km, que foram batizadas com os nomes de Séqua e Gilão, da Lenda da Ponte Romana de Tavira. Temos também um airbnb em Moncarapacho chamado Casulo MaSan a 5 min da Praia da Fuzeta de carro.

 

 

UP: Quais são as características que têm em conta quando escolhem um produto para a vossa mercearia?


Sempre que fazemos uma parceria é importante a filosofia do produto, se os ingredientes são naturais, de origem vegan e sustentável, ou seja, qual a sua proveniência e se são recolhidos com respeito pela Mãe Natureza. Se o packaging e envio é feito sem plástico novo. Preferimos sempre comprar diretamente ao produtor ou através do distribuidor que este indica e pratica preços recomendáveis ou estabelecidos pelo produtor. O impacto ambiental e a durabilidade, quanto mais tempo durar menos desperdício e menos consumo.

 

UP: Na vossa opinião, o que torna um artigo sustentável?


Na nossa opinião um artigo torna-se sustentável quando na sua produção não sacrifica nem animais, nem pessoas nem esgota as fontes de onde são provenientes. Depois, a forma como são embalados e comercializados, se contribuem para algum projeto de proteção e conservação ambiental ou de interesse comunitário pondo sempre o Planeta em primeiro plano. A durabilidade do produto é indispensável para ser sustentável, se é reutilizável, de compra única, sabemos que não é bom para um negócio, mas adoramos dizer que é para sempre, como as palhinhas e os cotonetes de metal. Gostamos também de fundamentar a Sustentabilidade Holística, quando um produto te conecta às raízes e se estabelece uma relação com ele, como o copo menstrual e as nozes saponárias, as escovas e dentífricos, saber que é possível comprar a quantidade que se quer, sem embalagem e com as melhores matérias primas.

Educar clientes conscientes e aprender com eles, pois o maior poder está em quem compra e nós antes de sermos uma Mercearia/Café somos consumidores e depois revendedores e o que fazemos é assumir essa responsabilidade e poder de consumidor e passar essa mensagem a quem nos procura.

 

UP: Para terminar, onde podemos encontrar mais informação sobre a Veganices?


A Veganices está no Instagram: veganices_maniasdanatureza.
Facebook: Veganices Manias da Natureza.
Criamos um canal de YouTube onde partilhamos dicas, receitas e experiências: Veganices Manias da Natureza.
No Happycow ou Thevurger (aplicações para encontrar negócios vegan).
Em breve terá um site/loja online.
De qualquer forma já enviamos encomendas para toda a Europa e podem enviar-nos um e-mail para: info@veganices.com ou ligar através do +351 281 404 653 número da nossa loja e depois fazemos acompanhamento por WhatsApp.
Estamos em Tavira na Rua José Pires Padinha Nº100, mesmo depois da Praça Velha no Jardim Municipal no caminho de quem apanha o barco para a Ilha de Tavira.
Abrimos das 10h às 18h e fechamos quarta-feira e domingo, sendo que na época balnear abrimos quase todos os dias e por um período mais alargado.

 

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário