Mind The Trash: a loja de um estilo de vida sem desperdício

Mind The Trash: a loja de um estilo de vida sem desperdício

30 de Julho, 2018 0

 

 

A Mind The Trash é uma loja portuguesa online que vende produtos biológicos e ecológicos para quem procura seguir um estilo de vida sem desperdício (“zero waste”).

O UniPlanet falou com Catarina Matos, a criadora da Mind The Trash, que nos apresentou este belo projeto.

 

UniPlanet (UP): Como nasceu a Mind The Trash e quando ouviste falar pela primeira vez em desperdício zero?


A Mind The Trash enquanto estilo de vida já existe há uns anos, mas enquanto empresa existe há cerca de um ano.
Ainda no meu tempo de faculdade, na casa da minha mãe e depois de cada ida ao supermercado, lembro-me de enchermos o balde da reciclagem até acima com embalagens e sacos que mal tínhamos usado. Tão rapidamente tanto lixo gerado. Nada disto me fazia sentido e rapidamente questionei a necessidade de o fazermos. Por muito que tentasse lutar contra a corrente, não tinha muitas alternativas. O meu primeiro passo foi o de ir ao Mercado local para comprar frutas e legumes a granel e optar por produtos que viessem em embalagens de vidro, quando havia essa alternativa.

Com uma vida estável em Lisboa, comecei a questionar-me sobre o mundo fora de Portugal. Queria ganhar mais experiência profissional e pessoal e assim, em novembro de 2014, mudei-me para Londres onde fiquei durante dois anos e meio.
Ao chegar a Londres, deparei-me com uma realidade muito pior do que a portuguesa. O plástico estava em todo o lado, tantas embalagens de take-away, tantos copos de plástico descartável… tanto lixo produzido num só dia que os caixotes ficavam a transbordar logo pela manhã! Ao deparar-me com este cenário, comecei à procura de mais alternativas e nas minhas pesquisas encontrei o blog “Trash is for Tossers” da Lauran Singer e a Andrea Sanders, fundadora do “Be Zero”. Elas sem dúvida foram as minhas inspirações e foi com elas que aprendi quase tudo sobre o Desperdício Zero.

 

Georganics

UP: Em que consiste uma loja desperdício zero (zero waste)?


Uma loja desperdício zero, a meu ver, deve implementar práticas que vão ao encontro da redução de desperdício, estimular e contribuir para a economia circular e eliminar/ reduzir significativamente a utilização de materiais/ produtos poluentes e perigosos para o planeta, animais e plantas.
A Mind The Trash, enquanto loja online desperdício zero, a primeira em Portugal, foi criada de forma a fornecer produtos mais sustentáveis e amigos do ambiente, mas o nosso trabalho tem de ir mais longe. Existe um grande trabalho por trás do site de forma a reduzirmos significativamente a nossa pegada ecológica. Assim, no que respeita aos fornecedores, pedimos sempre que nos enviem os produtos sem plástico ou que o reduzam o mais possível.

Felizmente, já recebemos tudo em caixas de cartão e papel kraft e com quantidades muito reduzidas de plástico. As caixas dos nossos fornecedores são reutilizadas para enviar produtos às lojas para as quais fazemos revenda, utilizadas para guardar produtos para quando vamos a feiras ou mercados ou são desfeitas para acondicionar produtos e escrever notas nas encomendas para os clientes. Tudo o que enviamos é sem plástico, sendo até a fita-cola de papel. No que toca às impressões no nosso escritório, estas são feitas com papel reciclado e imprimimos apenas o necessário. O nosso material de escritório também foi quase todo reutilizado, desde os dossiers às réguas e cadernos.

Palhinhas de bambu

UP: Que produtos podemos encontrar à venda na loja Mind The Trash?


Os artigos que encontram na Mind The Trash são produtos que utilizo e que recomendo. Ao comprarem pela Mind The Trash, estão a adquirir produtos que fazem parte da minha jornada para um estilo de vida mais sustentável e que não encontrava à venda em Portugal.

Assim, podem encontrar escovas para a loiça com fibra de tampico e pau de madeira (uma ótima alternativa às escovas de plástico com fibra de Nylon), esponjas para a loiça de algodão reciclado (alternativa às esponjas de plástico), discos desmaquilhantes reutilizáveis em algodão orgânico, escovas de dentes de bambu, pastas de dentes veganas e orgânicas em frasco de vidro, palhinhas de bambu e de aço inoxidável, entre muitos outros produtos.

 

Escova

UP: Está a decorrer o desafio “julho sem plástico”. Que conselhos darias a quem quer participar, mas não sabe por onde começar?


Para quem quer participar no desafio “julho sem plástico” e não sabe por onde começar, recomendo um gesto muito simples: recusar os sacos de plástico das lojas e, nos supermercados, optar preferencialmente por produtos embalados em vidro, cartão e a granel. Só com este gesto irão conseguir reduzir significativamente o uso de plástico. O ideal, é andarem sempre com o vosso saco de pano. Assim, podem reutilizar sempre o mesmo saco e dizer “não” à necessidade dos sacos de plástico. Outro gesto muito simples é o de utilizar guardanapos de pano ao invés de guardanapos de papel. Estes, para além de serem descartáveis, vêm embrulhados em plástico, sendo gerado desperdício desnecessário. Só estes dois pequenos gestos já farão uma grande diferença.

Gillette

UP: Como tem sido o feedback das pessoas que procuram artigos dentro do estilo de vida de desperdício zero junto da Mind The Trash?


Nunca pensei que a Mind The Trash viesse a ter a projeção que tem hoje e não poderia estar mais satisfeita e orgulhosa da nossa jornada. Recebemos feedback diário dos nossos clientes que me fazem ganhar um sorriso de orelha a orelha! Um feedback muito positivo e cheio de carinho, que demonstra que os nossos clientes confiam nas nossas recomendações e que ficam bastante satisfeitos com os produtos e com o serviço.

É muito gratificante saber que estamos a contribuir para algo maior que nós próprios, a contribuir para inspirar outras pessoas que se identificam com o nosso percurso e a ajudá-las neste caminho para um estilo de vida com menos desperdício. Como costumo dizer, não queremos ser uma loja online em que não se sabe quem está por trás. Queremos dar a cara e ter uma ligação com os nossos clientes, tal como acontece com uma loja física. Queremos que nos conheçam e que sintam que estamos todos juntos pela mesma causa e apenas juntos, conseguiremos ser bem-sucedidos. A loja online prende-se apenas com o facto de podermos chegar a todas as pessoas, onde quer que morem.

Rodelas de algodão

UP: Na tua opinião, de que forma podemos inspirar outras pessoas a seguirem estilos de consumo mais sustentáveis?


Nada como dar o exemplo e mostrar que é possível seguir um estilo de consumo mais sustentável. E aí, começa a surgir o pensamento de que “se ela consegue, eu também consigo!”. Pelo exemplo, conseguimos inspirar e influenciar os outros. Admito que por muito tempo tentei “impingir” as minhas descobertas a amigos e família mas apenas os deixava aborrecidos e chateados de me ouvir. Dando o exemplo sem nunca pressionar deixa curiosidade e aí, fazemos a diferença.

UP: Para terminar, onde podemos encontrar mais informação sobre a Mind The Trash?


Podem encontrar toda a informação sobre nós e os nossos produtos no nosso site. Recomendo vivamente que sigam a nossa conta de Instagram e Facebook pois, para além de partilharmos os nossos produtos, partilhamos dicas que podem ser muito úteis para quem quer reduzir a sua pegada ecológica.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário