Milhares de toalhitas húmidas deitadas na sanita poluem a costa de Ibiza

Milhares de toalhitas húmidas deitadas na sanita poluem a costa de Ibiza

28 de Novembro, 2017 0

Na passada quarta-feira, a costa de Ibiza foi inundada por uma “maré” de toalhitas húmidas. A enorme quantidade destas toalhitas que os habitantes da zona de Cala de Bou, no município de Sant Josep, deitam nas sanitas causou entupimentos na estação elevatória de Caló de s’Oli, fazendo com que os detritos acabassem no mar e nas rochas costeiras.

Segundo Ángel Luis Guerrero, vice-presidente da câmara municipal, embora este tipo de desastre não aconteça com muita frequência, não é a primeira vez que sucede. Um morador local contou ao Diário de Ibiza que estes resíduos se vão vendo com cada vez mais frequência.

A estação elevatória de Caló de s’Oli envia à ETAR de Sant Antoni as águas residuais. Quando uma das suas bombas fica obstruída, o bombeamento falha, o dreno fica congestionado e os resíduos terminam no mar ou nas rochas da costa.

Há cinco anos, a empresa que administra a estação de Caló de s’Oli, a Aqualia, tinha denunciado que as toalhitas húmidas eram a principal causa dos problemas nas estações elevatórias de águas residuais da ilha. Entretanto, a empresa tem solicitado aos cidadãos que não deitem nas sanitas estes resíduos, assim como pensos, cotonetes e outros artigos de cuidado pessoal, uma vez que os materiais e fibras sintéticas com que são fabricados não se degradam na água e entopem a canalização.

Esta situação também se tem verificado fora de Ibiza. Em outubro, a principal conduta para águas residuais de Valência ficou obstruída por uma acumulação enorme – com mais de 1000 toneladas de peso e um quilómetro de comprimento – de toalhitas, gordura e sujidade. Um mês antes, uma enorme bola com um volume de 75 metros cúbicos e de 100 metros de largura obstruiu um dos três grandes coletores que transportam as águas residuais para San Sebástian.

Foto: Cala de Bou, em Ibiza, coberta de toalhitas húmidas (J. A. RIERA)

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário