Descobertas florestas “perdidas” que cobrem uma área equivalente a 60% da Austrália

Descobertas florestas “perdidas” que cobrem uma área equivalente a 60% da Austrália

4 de Junho, 2017 0

Árvore Baobab

Uma nova análise da distribuição das florestas e bosques no mundo “descobriu” 467 milhões de hectares de novas florestas – uma área equivalente a 60% do tamanho da Austrália. Esta descoberta representa um aumento de cerca de 9% na superfície florestal do planeta.

As novas florestas foram descobertas em “terras áridas” – zonas assim chamadas por receberem muito menos água com a precipitação do que a que perdem através da evaporação e da transpiração das plantas. Segundo o novo estudo, estas zonas secas contêm 45% mais florestas do que se pensava.

Os investigadores encontraram novas florestas em todos os continentes habitados, mas principalmente na África subsaariana, em torno do Mediterrâneo, na Índia central, no litoral da Austrália, no ocidente da América do Sul, no nordeste do Brasil, no norte da Colômbia e da Venezuela e nas regiões do norte das florestas boreais do Canadá e da Rússia.

Poderá parecer surpreendente só agora terem sido descobertas; no entanto, devido à baixa densidade das árvores, a sua medição era difícil. Outro motivo pelo qual passaram tanto tempo despercebidas prende-se com o facto dos estudos anteriores terem utilizado imagens de satélite mais antigas e de baixa resolução.

Para a nova análise, que foi publicada na revista científica Science, os investigadores utilizaram imagens de satélite em alta resolução do Google Earth Engine, aliadas a observações de campo.

As descobertas deste estudo vão ajudar a melhorar a precisão dos modelos usados para calcular a quantidade de carbono armazenado na Terra, uma vez que aumentam as estimativas das reservas florestais de carbono entre 2% e 20%.

Mapa: A distribuição das florestas nas terras áridas

Mapa: A distribuição das florestas nas terras áridas (Bastin et al., Science)

Uma das florestas
Uma das florestas “descobertas” na Austrália Ocidental | Foto: TERN Ausplots
1ª foto: Bernard Gagnon

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário