Todas as dúvidas sobre os copos menstruais esclarecidas por Elizabete Gomes [OrganiCup]

Todas as dúvidas sobre os copos menstruais esclarecidas por Elizabete Gomes [OrganiCup]

18 de Março, 2017 0

Os copos menstruais são uma opção saudável, prática, económica e mais ecológica.
Tem dúvidas sobre como funcionam?
O UniPlanet falou com Elizabete Gomes, distribuidora da OrganiCup em Portugal, para tentar responder a essas dúvidas.

O OrganiCup é apresentado nas escolas da Dinamarca como opção menstrual para adolescentes (que o adoram) (…) Acredito que será esta a opção preferida num futuro próximo.

UniPlanet (UP): Como funciona o OrganiCup?

O OrganiCup é um pequeno coletor menstrual em 100% silicone médico antibacteriano, de origem natural, sem parabenos, sem ftalatos, sem perfume, hipoalergénico e sem corantes, é colocado no canal vaginal onde fica confortavelmente encaixado e recolhe o fluxo menstrual.

UP: Uma vez colocado sente-se? É confortável?

Não se sente nada, é muito confortável. É como um tampão, mas melhor… E a regra é a mesma, se o sentirmos é porque está mal colocado devemos retirar e voltar a colocá-lo.

UP: É possível fazer-se desporto com o OrganiCup, como por exemplo, yoga, natação ou ballet?

Sim! É possível todos e qualquer desporto! Com a grande vantagem de (na praia por exemplo), não temos de estar sempre a verificar os cordões pendurados ou a ir trocar…

UP: Que conselhos tem para quem vai experimentar um copo menstrual pela primeira vez? Algumas dicas para se inserir, para se criar vácuo e para se remover (quebrar o vácuo)?

Eu achei bastante simples e para quem já usa tampões não tem dificuldades. Claro que existe ali um certo jeito que se apanha e que torna tudo mais rápido, mas ao 3º dia de utilização essa adaptação está praticamente feita. Eu acho que idealmente é começar a usar antes de chegar o período, para podermos experimentar com calma e perceber o processo. Também devemos usar um penso em conjunto, nas primeiras vezes até termos a certeza que ficou bem colocado e que tudo está bem. Mas isto é só na primeira vez!

Acho que ajuda também molhar o copo antes de o introduzir na vagina (antes da primeira utilização o OrganiCup deve ser passado por água a ferver, sem cozer! Tenho uma amiga que se esqueceu dele na panela a cozer e parecia um brownie…), que deve estar fechado e fica do tamanho de um tampão regular, introduzimos, afastando os lábios e não é necessário colocá-lo tão acima como um tampão. O OrganiCup encaixa um pouco mais abaixo imediatamente a seguir à entrada da vagina. O copo vai abrir e encaixar no canal, basta verificar com o dedo se abriu de facto…. e já está! (se não o sentirmos, está bem colocado).

UP: Existem várias maneiras de se dobrar um copo menstrual para ser mais fácil a sua colocação. Quer ensinar-nos algumas?

Sim… Cada mulher acaba por procurar “o seu jeito”, mas começamos por fechar o copo em forma de “C” e apertamos. Mas existem muitas utilizadoras que se sentem mais confortável dobrando em forma de “bico”, ou em “sete”. Mas existem figuras a ilustrar quer no guia de utilizadora, quer na nossa página da OrganiCup Portugal, onde acompanhamos as utilizadoras e respondemos a dúvidas e questões.

UP: Qual a principal diferença entre a colocação de um tampão e de um copo menstrual?

Ui! Existem bastantes… Mas a principal e mais séria é a saúde, isto é:
um tampão absorve o fluxo e todos os fluídos necessários ao equilíbrio vaginal e simultaneamente liberta ingredientes problemáticos e não seguros que são absorvidos pelo corpo da mulher; o copo menstrual recolhe apenas o fluxo menstrual, não interfere com a flora natural da vagina e não liberta substâncias de nenhum tipo, e como é naturalmente antibacteriano não potencia o desenvolvimento de bactérias. Mas acho que à parte da saúde existe o fator ecológico.

UP: Durante quantas horas seguidas pode ser usado sem ser retirado? Pode-se dormir com um copo menstrual?

Uma mulher de fluxo moderado consegue perfeitamente estar 12h sem trocar e não devemos ultrapassar esse tempo sem esvaziar (no meu caso, ficam ainda 2 terços de copo livre para encher). Mas tenho amigas que por terem mais fluxo, fazem trocas com espaços de 8h. Não existe uma regra definida, porque não temos fluxos iguais…. mas vamos percebendo qual o nosso próprio ritmo.
Pode-se também dormir com o OrganiCup e adoro isso… É um descanso (e até nua, quem tiver vontade).

UP: Uma vez colocado pode vazar?

Não é normal vazar, se isso acontece é porque ficou mal colocado. Isto porque o copo fica literalmente “colado” por vácuo no canal, assim só haverá risco de vazamento se estiver mal colocado ou se estiver muito cheio (deixámos passar demasiadas horas sem esvaziar) à semelhança de tampões e pensos. Pode também ocorrer estarmos a usar um copo de tamanho errado, mas estas situações são mesmo muito excepcionais.

UP: Quantos tamanhos existem do OrganiCup? Como escolhemos?

Existem 2 tamanhos de OrganiCup: o tamanho A, para quem nunca fez parto vaginal e o tamanho B, para quem fez parto vaginal.

UP: Os copos menstruais são seguros para a saúde?

O OrganiCup é totalmente seguro para a saúde, diria mais: é a solução menstrual mais segura. É certificado e aprovado pela normas europeias e internacionais FDA, USP Class VI, CE, BSI e recentemente pela Allergy Certified (é o único na Europa com este selo).

UP: Acredita que é uma opção económica?

Acredito que é “a” opção mais económica! O investimento inicial é perfeitamente recuperado ao fim de 6-8 meses (depende da mulher) e além disso é uma das marcas com melhor preço no mercado.

UP: Quantos anos dura um copo menstrual?

O OrganiCup garante 10 anos de durabilidade (se utilizado convenientemente).

UP: Que vantagens pode apontar em relação aos pensos e tampões descartáveis ou mesmo aos pensos de pano?

São várias as vantagens: é mais confortável, é mais económico, é mais prático, não cria irritações, infeções e secura da vagina, não ficamos aflitas quando acabamos os tampões/pensos que nos esquecemos de comprar, não temos cordões horrorosos pendurados, dura mais tempo sem trocar, não se nota que o estamos a usar, está sempre pronto a usar, não ocupa espaço em viagens de férias, é ótimo para festivais de verão e concertos, não estão associados a SCT (síndrome do choque tóxico), basta lavar com água quente e ferver ocasionalmente (quando não há água por perto, podemos esvaziar limpar com papel e voltar a colocar até podermos lavá-lo convenientemente), e sobretudo e muito importante não liberta qualquer odor (como o fluxo fica vedado dentro do copo não oxida e por isso não existe odor) o mesmo não podemos dizer de todos os outros métodos… Os pensos em pano são menos resistentes ao fluxo e é necessário lavá-los, usar detergente e esperar que sequem.

UP: Os copos menstruais são também amigos do ambiente. Quer explicar-nos porquê?

Sim, são bastante! A OrganiCup, recentemente registada na The Vegan Society, é uma marca eco-friendly, o cartão das embalagens é reciclado e o saquinho em algodão cru, sem desperdícios ou utilização de plásticos. Os copos menstruais reduzem drasticamente a pegada ecológica feminina durante a menstruação, estima-se que uma mulher gaste em média 3600 pensos/tampões descartáveis e não biodegradáveis em 10 anos. Em Portugal somos aproximadamente 5 milhões de mulheres… É assustador pensar neste número de lixo produzido pela rotina menstrual feminina, não é?

UP: Acha que ainda existe algum preconceito em relação aos copos menstruais?

Diria que sim… mais aqui no sul da Europa. Acho que fomos educadas para esconder a nossa menstruação e não é elegante falar dela, mas na verdade hoje em dia isso parece muito pateta e desajustado.

O OrganiCup é apresentado nas escolas da Dinamarca como opção menstrual para adolescentes (que o adoram)… e têm mais de 150 000 utilizadoras satisfeitas. O número de mulheres a optar pelo copo menstrual tem vindo a aumentar a uma grande velocidade e acredito que será esta a opção preferida num futuro próximo.

UP: Que três razões daria para convencer alguém a experimentar um copo menstrual?

A primeira razão é que o OrganiCup é bastante mais saudável que qualquer penso ou tampão, depois é mais confortável e sem odor, e finalmente é absurdamente mais barato que qualquer outro método a curto prazo.

UP: Onde podemos comprar o OrganiCup? E qual o seu preço?

O OrganiCup estará à venda em lojas ecológicas, farmácias e para-farmácias com um preço recomendado de 24€, mas podem já ser adquiridos diretamente a partir da nossa página de Facebook e telefone 910 593 228 a partir dos quais respondemos a todas as questões das utilizadoras e na Eco-Shop Online Bazar Bazar. Durante o lançamento do OrganiCup os portes de envio são grátis! Por isso é de aproveitar!

Contactos:

OrganiCup Portugal
Facebook do OrganiCup
Telefone: 910 593 228

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário