Foi Encontrado o Navio Português “O Bom Jesus” Carregado de Ouro

9 de Junho, 2016 0

Foi descoberto na costa da Namíbia, o navio português O Bom Jesus que se afundou, em 1533, a caminho da Índia, conta a Fox News. Tempestades e nevoeiro são as causas atribuídas para o naufrágio.

O navio foi localizado em abril de 2008 e, segundo a Fox News, é uma das descobertas mais importantes de sempre. Foi encontrado em Oranjemund, o local conhecido como As Portas do Inferno entre os navegadores portugueses e espanhóis.

Dentro do navio foram encontradas moedas (portuguesas e espanholas), lingotes de ouro, marfim e estanho. O tesouro está avaliado em 11 milhões de euros.

O segredo para a preservação desta descoberta, segundo Dieter Noli, arqueólogo-chefe do Institute of Maritime Archaelogical Research, foram os lingotes de cobre. “Os organismos marinhos podem gostar de madeira, livros com capas de couro, sementes de pêssego, sacos de juta e calçado de couro, mas afastam-se do cobre e, por isso, inúmeros materiais sobreviveram 500 anos no fundo do mar quase intactos.”

Apesar de ser um navio português, os bens encontrados vão ficar na posse do Governo da Namíbia, onde foi encontrado, uma vez que o Governo Português renunciou a esse direito.

 

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário