Björk e Rosalía lançam música contra a aquacultura de salmão

Björk e Rosalía lançam música contra a aquacultura de salmão

27 de Novembro, 2023 0

Björk juntou-se com Rosalía e lançaram, em novembro, a música “Oral” que pretende apoiar monetariamente uma ONG contra a criação industrial de salmão na Islândia.

Têm sido várias as vozes que se têm erguido contra a aquacultura de salmão uma vez que quando se libertam dos tanques onde são criados estes salmões levam as suas doenças e parasitas para os animais selvagens.

A música “Oral” tinha sido escrita há 20 anos e foi encontrada pela cantora em março deste ano. Björk explicou que é uma música “de amor” e que não fala sobre peixes, mas as receitas alcançadas com a canção vão ser doadas contra a aquacultura de salmão na Islândia.

“Os habitantes de Seyðisfjörður têm protestado contra o negócio [da aquacultura] que começou ali. Queremos doar-lhes parte das receitas com a venda deste tema, para ajudar com as despesas em tribunal”, escreveu Björk que espera que este “seja um exemplo para outros”.

“A Islândia tem a natureza mais intocada da Europa. Foi um choque quando percebemos que empresários islandeses e noruegueses estavam a comprar zonas de exploração piscícola nos nossos fiordes. Isto provoca um efeito devastador na nossa vida selvagem, e os peixes estão a sofrer com as condições horríveis”, acrescentou.

O vídeo de ‘Oral’ foi realizado por Carlota Guerrero com recurso a inteligência artificial.

Björk já chegou a adiar a sua atuação num festival na Islândia em protesto contra a construção de 50 barragens.

Podem fazer um donativo no site da Björk aqui.

Björk

Vejam também:

A indústria do salmão não quer que veja isto [vídeo]

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário