A Verdade sobre as Dietas Vegans

A Verdade sobre as Dietas Vegans

8 de Maio, 2016 0

Veganismo

Será a dieta vegan realmente saudável? Afinal de contas, é uma dieta muito restritiva, que exclui a carne e o peixe, para além de todos os produtos de origem animal, como os ovos, os lacticínios e até o mel.
A verdade é que este tipo de dieta pode ser extremamente saudável e nutritivo, se praticado corretamente, segundo a dietista e escritora Tanya Zuckerbrot. O importante em qualquer dieta, vegetariana ou não, é que esta seja moderada em calorias, com baixo teor de gordura saturada e que vá buscar os nutrientes essenciais a uma variedade de fontes de qualidade.
A dieta vegan pode ser equilibrada porque os nutrientes dos alimentos que os vegans não consomem podem ser encontrados em outros alimentos.

Proteína

Uma crítica comum a esta dieta é que os vegans têm falta de proteína, o que não é necessariamente verdade. Até é bastante fácil conseguir incluí-la nesta dieta porque vários alimentos de origem vegetal como as leguminosas, os produtos de soja, os cereais integrais e os frutos secos são fontes ricas em proteína. E ainda é uma vantagem que estas proteínas vegetais contenham mais fibra e menos gordura saturada do que as fontes de origem animal.

A dica de Tanya: Esforce-se por consumir, pelo menos, uma proteína de origem vegetal a cada refeição. Por exemplo, inclua um produto de soja, como o leite de soja, no seu pequeno-almoço, ao lanche troque o pão branco por pão de farinha integral e adicione sempre uma leguminosa, como as ervilhas, os feijões ou as lentilhas, às refeições principais.

Vitaminas e Minerais

Os céticos acreditam que, sem produtos de origem animal, os vegans têm falta de vitaminas e minerais como o cálcio, vitamina D, ferro e vitamina B12, que se costumam encontrar sobretudo nos produtos de origem animal. A verdade é que se podem obter estes e mais nutrientes de outras fontes:
O cálcio e a vitamina D estão presentes na Kale, nos brócolos, no espinafre, bok choy e nos leites vegetais enriquecidos. Ao comer uma grande variedade de vegetais de folhas verdes e alimentos enriquecidos com cálcio como os cereais de pequeno-almoço enriquecidos, sumo de laranja e tofu, uma pessoa vegan não deveria ter dificuldade em obter a quantidade necessária de cálcio e de vitamina D. De facto, alguns estudos descobriram que os vegans podem, na realidade, absorver melhor o cálcio do que as pessoas que comem produtos animais! Está a ver, os vegans também podem ter ossos fortes!

A dica de Tanya: Alimentos ricos em vitamina C podem aumentar de modo significativo a absorção do ferro; por isso é uma boa ideia incluir citrinos, sumos de citrinos ou tomate quando consome alimentos ricos em ferro.

As pessoas costumam associar o ferro à carne vermelha, mas a verdade é que é totalmente possível obter a quantidade necessária de ferro sem se tocar num bife. De facto, é até mais simples e tem mais benefícios para si obter o seu ferro de fontes de origem vegetal como produtos de cerais integrais, cereais de pequeno-almoço enriquecidos, feijões de soja, frutos secos, legumes de folhas verdes e feijões. E não há como ignorar o facto de que estes alimentos têm todos um teor mais baixo em gorduras saturadas e em calorias do que os produtos de origem animal.

É mais difícil encontrar fontes de vitamina B12 em conformidade com o veganismo, por isso os vegans devem-se certificar de que consomem os alimentos certos para evitarem ficar com carência de B12. Isto significa comer alimentos enriquecidos com vitamina B12, como o leite de soja, as carnes vegetais e os cereais de pequeno-almoço enriquecidos.

Conclusão: A dieta vegan é saudável desde que se consumam os alimentos certos que assegurarão que se fica bem nutrido. É verdade que ser-se vegan significa excluir-se muitos alimentos convencionais, por isso estude as muitas maneiras deliciosas de conseguir uma dieta nutricionalmente equilibrada.

Fonte: Magazine FoxNews

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário