Esta noite: uma super lua, uma lua azul e um eclipse

Esta noite: uma super lua, uma lua azul e um eclipse

30 de Janeiro, 2018 0

lua

Esta noite podemos assistir a um trio de fenómenos lunares: uma super lua, uma lua azul e um eclipse total (que cria a chamada lua de sangue). Algo que só voltará a acontecer daqui a 150 anos.
Esta vai ser a segunda e também a última super lua em 2018. Durante a noite, a lua vai parecer maior e mais brilhante aos nossos olhos. A lua azul corresponde à segunda lua cheia num único mês.

“Fala-se em Super Lua sempre que o instante de Lua Cheia ocorre quando a Lua está a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita”, explica o Observatório Astronómico de Lisboa.
“A origem da designação Lua Azul remonta ao século XVI, quando algumas pessoas que observavam a Lua a olho nu achavam que ela era azul”, conta o Observatório.

O eclipse só vai ser visível na América do Norte, oeste da América do Sul, Ásia, Austrália, Médio Oriente, África Oriental, Europa Oriental, Oceano Pacífico e Oceano Índico.
Em Portugal, não vai ser possível ver o eclipse porque a lua entrará na penumbra entre as 10:49, do dia 31 de janeiro, e as 16:10.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário