Bruxelas desiste da lei que ia levar à redução do uso de pesticidas

Bruxelas desiste da lei que ia levar à redução do uso de pesticidas

8 de Fevereiro, 2024 0

Depois das manifestações dos agricultores, a Comissão Europeia decidiu retirar a proposta para o uso sustentável dos pesticidas. Esta medida tinha como objetivo uma redução de 50% no risco e na utilização de pesticidas químicos.

“A proposta para a redução do uso de pesticidas tornou-se um símbolo de polarização. Foi rejeitada pelo Parlamento Europeu, e não tem feito nenhum progresso no Conselho da UE. É por isso que vou propor a retirada desta proposta”, afirmou Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

Depois do verão e de ter dialogado com o setor agroalimentar, Bruxelas irá apresentar um relatório que vai servir de base para a “futura política agrícola” da UE.

“O solo fértil é a espinha dorsal do modo de vida dos agricultores, mas 60% a 70% dos solos da Europa estão atualmente em mau estado”, disse Ursula von der Leyen. “Os agricultores precisam de um argumento comercial válido para as medidas de proteção da Natureza e talvez não o tenhamos apresentado de forma convincente.” “É necessário um verdadeiro incentivo que vá para além da mera perda de rendimento e os subsídios públicos podem proporcionar esses incentivos.”

 

Foto: Canva

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]