Bruxelas estuda lei para obrigar supermercados a doar a bancos alimentares

Bruxelas estuda lei para obrigar supermercados a doar a bancos alimentares

18 de Setembro, 2023 0

A região de Bruxelas, na Bélgica, está a estudar uma lei para tornar obrigatório que os supermercados de grande dimensão doem aos bancos alimentares os produtos não vendidos.

O instituto de estatísticas Eurostat estima que cerca de 10% dos alimentos que chegam aos consumidores da UE vão parar no lixo, ou seja, quase 59 milhões de toneladas em 2020. Enquanto isso, 32,6 milhões de cidadãos europeus não conseguem ter uma refeição de qualidade de dois em dias.

Na região de Bruxelas, cerca de 70 mil pessoas dependem de bancos alimentares, segundo Alain Maron, secretário regional para a Mudança Climática, Ambiente, Energia e Democracia Participativa.

A partir de 2024, Alain Maron quer tornar obrigatório que supermercados com mais de mil metros quadrados doem a comida não vendida.

Em França e na República Checa, os supermercados comprometem-se formalmente a doar os produtos excedentes a organizações de assistência alimentar. A Itália e a Moldova têm incentivos fiscais ou simplificam os procedimentos administrativos para as doações. Na Holanda e na Hungria, são realizados acordos voluntários para as doações.

No Reino Unido, têm surgido as community food shops (lojas comunitárias de alimentos), parecidas com cooperativas, onde grupos de cidadãos se reúnem para comprar alimentos a preços reduzidos para os distribuírem entre os seus membros.

De acordo com a Comissão Europeia, 50% do desperdício alimentar provém das nossas casas. A Comissão pretende reduzir, até 2030, as perdas em 10% na produção e em 30% nas lojas e no consumo. A proposta ainda vai ser debatida no Parlamento Europeu e pelos Estados-membros da União Europeia.

 

Fonte: DW

Foto: Pixabay

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário