Taxa rosa (pink tax): sabe o que é?

Taxa rosa (pink tax): sabe o que é?

30 de Novembro, 2022 0

A taxa rosa (pink tax) ou “inflação rosa” ocorre quando produtos semelhantes são mais caros por serem para as mulheres e muitas vezes por terem a cor rosa. Não é, na verdade, um imposto ou uma taxa, mas sim o facto de as mulheres pagarem mais por produtos semelhantes.

Já alguma vez reparou que as giletes femininas são normalmente mais caras do que as masculinas? Muitas vezes a única diferença está na cor rosa.

É nos artigos de higiene e beleza (giletes, cremes, desodorizantes, loções) que encontramos mais exemplos da taxa rosa; no entanto, a diferença de preços pode ser vista na roupa, acessórios, brinquedos ou mesmo objetos de papelaria.

Um estudo do Reino Unido mostrou que os desodorizantes para as mulheres eram, em média, 8,9% mais caros e os cremes faciais 34,28% mais caros. Nos EUA, de acordo com um estudo do governo de Nova Iorque, que analisou 800 produtos de cerca de 100 marcas, os produtos de higiene pessoal femininos custavam mais 13%, os acessórios e vestuário de adulto tinha uma inflação de 7% e 8%, respetivamente, para produtos semelhantes para homens.

 

taxa rosa

 

taxa rosa

 

As mulheres pagam milhares de dólares a mais ao longo das suas vidas para comprarem produtos semelhantes aos dos homens”, concluiu o estudo.

Os produtos são mais caros para as mulheres e infelizmente elas também ganham menos 20% do que os homens, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho. Em Portugal, as mulheres ganham menos 16% do que os homens embora tenham mais habilitações, segundo um estudo da CGTP.

 

Como podemos evitar a taxa rosa?

Uma solução é optarmos por produtos que não sejam vendidos para nenhum género ou então muitas vezes optar por produtos vendidos para os homens por serem mais baratos.

Podemos também escrever às marcas, às lojas e aos supermercados a questionar porque os mesmos produtos podem ter preços diferentes só por serem vendidos para as mulheres ou para as meninas.

 

O Orçamento do Estado de 2023 prevê, depois de ser aprovada a proposta do PAN, um estudo sobre o “impacto da ‘taxa rosa’ em Portugal, com o objetivo de estimar as diferenças de preço que os compradores masculinos e femininos enfrentam ao comprar produtos com características semelhantes”.

 

Em setembro, a Califórnia aprovou uma lei que proíbe as empresas de terem preços diferentes com base no género, algo que já tinha sido feito em Nova Iorque em 2020.

As Nações Unidas, em 2017, já tinham pedido aos países para eliminarem a “taxa rosa”, como uma medida para o empoderamento económico e financeiro das mulheres.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário