Nova Zelândia proíbe as exportações de animais vivos

Nova Zelândia proíbe as exportações de animais vivos

30 de Setembro, 2022 0

A Nova Zelândia vai proibir as exportações marítimas de animais vivos, a partir de 30 de abril de 2023.

Esta medida ocorre depois de uma tempestade ter afundado, em setembro de 2020, um navio de gado, que levou à morte de 41 tripulantes e 6.000 cabeças de gado. Estas mortes alimentaram o movimento a favor da proibição das exportações de ovelhas e gado vivo.

Há muita controvérsia em relação às exportações de animais vivos na Austrália e na Nova Zelândia uma vez que quando correm mal, resultam normalmente em milhares de animais mortos por afogamento.

Como a Nova Zelândia fica muito isolada, as deslocações levam muito tempo e são muito árduas para os animais. “O afastamento da Nova Zelândia significa que os animais ficam no mar durante longos períodos, aumentando a sua suscetibilidade ao stresse térmico e a outros riscos ao seu bem-estar”, disse o ministro da Agricultura, Damien O’Connor.

No início deste ano, mais de 15.000 ovelhas afogaram-se depois de um navio de exportação ter afundado no Sudão e, em 2020, um naufrágio matou 14.000 ovelhas. Em 2021, 3.000 bovinos ficaram encalhados no mar durante três meses, o que provocou muitos mortos e os animais que sobreviveram, ficaram moribundos, famintos e extremamente desidratados.

A Nova Zelândia exportou 134.722 bovinos no ano passado e as exportações de animais vivos representaram cerca de 0,6% das exportações. A Nova Zelândia exporta apenas animais para reprodução, não para abate.

Em 2020, o Reino Unido anunciou planos para proibir a exportação de animais vivos para abate e engorda a partir da Inglaterra e do País de Gales, mas este plano ainda não entrou em vigor.

E em Portugal?

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário