O UniPlanet faz 13 anos em julho!

O UniPlanet faz 13 anos em julho!

20 de Julho, 2022 0

Pois é, já passaram 13 anos desde que o UniPlanet foi criado!

Muito mudou no UniPlanet e também o mundo foi mudando.

É agora hora de agradecer a todos os que têm acompanhado esta jornada: a comunidade, os leitores, subscritores, parceiros, participantes da horta comunitária de Coimbra, amigos e todos os que têm ajudado o projeto a crescer! Muito, muito obrigada!

 

Um bocadinho da história do UniPlanet:

 

2009

Nasceu como um blog dedicado ao ambiente com o objetivo de inspirar as pessoas a levarem vidas mais sustentáveis. Na altura tinha o nome “O Único Planeta que Temos”.

 

2010

super blog awardsVenceu dois prémios na categoria “Ciência e Ambiente” e o prémio “Revelação” (blog criado em 2009) no Super Bock Super Blog Awards 2009. O júri era constituído por: Fernando Alvim, Alberta Marques Fernandes, Maria João Nogueira e Pedro Rolo Duarte.

 

2011

Venceu as edições de março e de dezembro dos Green Blogger Awards, do LX Sustentável, patrocinado pela Siemens.

Green blogger awards

 

2012 – 2015

A comunidade foi crescendo nas redes sociais e o design foi melhorando.

o único planeta que temos

 

2016

Em maio, O Único Planeta que Temos passou a chamar-se UniPlanet, por ser mais curto e mais fácil de memorizar.

uniplanet

 

2017

Publicamos um artigo que ficou viral, com 2 milhões de partilhas nas redes sociais.

 

artigo viral

 

Em outubro, participamos na apresentação do livro “Slow. As Coisas Boas Levam Tempo”, da Raquel Tavares na Livraria Leya, em Lisboa.

 

 

2018

Criamos a horta comunitária do UniPlanet em Coimbra, na qual participam hoje em dia 10 famílias. É gratuita e os participantes não podem usar pesticidas e produtos químicos.

 

horta comunitária

 

Em setembro, lançamos, em parceria com a Leila Teixeira, a revista Raízes Mag, uma revista bimestral online dedicada a um consumo mais consciente e sustentável. Um projeto que durou dois anos.

 

raízes mag

 

Em outubro, promovemos uma formação gratuita em agricultura biológica na nossa horta. Tivemos 80 pessoas inscritas de todo o país!

Em novembro, participamos na Roda de Conversa “Mulheres e Alimentação: da Produção ao Consumo” na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC).

 

 

2019

Em abril, ajudamos a criar uma horta comunitária no Oryza Guest House em Coimbra, um projeto com 15 talhões e que é gerido pela própria Guest House.

Em abril, participamos na ObservaRia, em Estarreja, para falarmos sobre “A Importância das plataformas digitais e redes sociais na educação e sensibilização ambiental”.

 

 

Em junho, participamos no “Footprint Nomads Summit – Vem morar no mundo” para falarmos sobre “Hortas Urbanas e alimentos biológicos”, na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).

Em novembro, participamos no Be.In4Med, organizado pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra para falar sobre “Eco Footprint”.

 

 

Também em novembro, participamos no programa E2, da RTP2 para falar sobre o UniPlanet.

 

Ainda neste mês, criamos uma horta escolar num lar de idosos onde duas escolas (uma básica e um jardim de infância) ficaram a tomar conta de três hortas com a ajuda dos idosos do lar. Durante os confinamentos as crianças deixaram de ir à horta, mas os professores continuaram a tomar conta da horta, que produzia tantos legumes que dava para a cozinha do lar.

 

horta escolar

 

Em dezembro, a nossa horta comunitária foi inundada pelas cheias do Mondego… Perdemos os regadores, mangueiras e três depósitos de água…

 

2020

Em julho, saiu uma reportagem do Apoio ao Investimento Turístico do Turismo Centro de Portugal sobre o UniPlanet: “UniPlanet: 11 anos a plantar inspiração”.

Em outubro, saiu uma reportagem da Revista Coolectiva sobre as hortas do UniPlanet: “Em Coimbra a felicidade pode morar entre sachos, couves e girassóis”.

Em dezembro, promovemos uma formação online gratuita sobre plantas aromáticas. Tivemos 400 pessoas inscritas do país todo e do Brasil!

 

2021

Em maio, participamos no Greenfest para falar sobre “Hortas Comunitárias”.

 

greenfest uniplanet

 

Em junho, fizemos uma live no Instagram com o tema “Empreendedorismo Sustentável no Feminino”, que tinha como convidadas a Eunice Maia da Maria Granel, a Catarina Matos do Mind the Trash e a Joana Sá do Girlbosses Hub.

 

 

Também em junho, realizamos um workshop online gratuito sobre compostagem dado pela Carolina do projeto MudaTuga.

Em julho, migramos o site do UniPlanet para o WordPress uma migração que nos fez perder muitos dos resultamos que tínhamos na primeira página do Google e diminuir as nossas visualizações mensais… Mas aos poucos estamos a tentar voltar como era antes…

Em setembro, escrevemos um artigo na 3ª edição da revista Twenty Thirty (um projeto de alunos da UBI): “O Futuro é local”.

 

 

Em outubro, realizamos o Workshop online “Conectar as crianças com a Natureza” para educadores e professores dado pela Catarina Loureiro, do projeto Estórias com Ciência.

Em novembro, participamos nas Talks do CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património para falar sobre turismo sustentável: “Boas práticas para um turismo mais sustentável”.

 

turismo sustentável

 

Em novembro e dezembro, organizamos aulas de yoga online dadas pela Inês Côrte-Real Mira.

 

2022

De janeiro a julho, tivemos a decorrer um grupo de coaching dado pela coach Sandra Dinis.

Em março, fomos à ESAC para participar no I Encontro Coimbra Sustentável para falar sobre o UniPlanet e a sua horta comunitária.

 

 

Também em março, estabelecemos uma parceria com a Junta de Freguesia de Torres do Mondego que agora nos apoia na manutenção da horta comunitária, a cortar as ervas dos caminhos e a encher os depósitos de água que usamos para a rega.

Em abril, fomos à Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, para estudar a possibilidade de se criar uma horta escolar lá.

Em maio, a convite do ISCAC – Coimbra Business School realizamos o seminário: “As Empresas e a Sustentabilidade”.

 

 

Publicamos depois um ebook baseado neste seminário:

Ebook “As Empresas e a Sustentabilidade”.

Também em maio, fomos à Escola Secundária Infanta Dona Maria (Erasmus+) participar no evento “Coimbra Sustentável”.

 

 

Em julho, fizemos um upgrade da nossa hospedagem para que o site do UniPlanet fique mais rápido.

 

Muito ficou por contar, mas o importante é que a história continua!

 

Novos projetos:

  • Criar uma horta terapêutica para pessoas com problemas mentais (ansiedade, depressão, bipolaridade, etc.) e ex-toxicodependentes.
  • Criar um Podcast sobre sustentabilidade.

 

Quer apoiar o trabalho do UniPlanet e dos seus novos projetos?

 

Quer fazer publicidade no UniPlanet? Entre em contacto connosco aqui.

 

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário