Continental lançou pneus de poliéster de garrafas recicladas

Continental lançou pneus de poliéster de garrafas recicladas

10 de Maio, 2022 0

A Continental lançou a produção de pneus, em série, feitos com fio de poliéster reciclado, obtido a partir de garrafas de plástico PET.

Esta tecnologia (ContiRe.Tex) foi desenvolvida pela empresa e é na fábrica em Lousado, concelho de Famalicão, que a Continental está a produzir estes pneus.

Quatro pneus de um automóvel de passageiros provêm de cerca de 40 garrafas recicladas.

O novo material será utilizado em algumas dimensões dos pneus PremiumContact 6, EcoContact 6 e AllSeasonContact. Isto substitui o poliéster convencional na carcaça dos pneus selecionados.

Ao utilizar o fio de poliéster, sem etapas químicas intermédias e não recicladas, a tecnologia torna-se mais eficiente, comparada com outros métodos utilizados no processamento de garrafas PET em fios de poliéster de alto desempenho.

O processo engloba a separação e limpeza das garrafas, através de um processo mecanizado, depois de serem removidas as tampas. Depois plástico é triturado e transformado em granulado e finalmente em fio de poliéster.

Os cordões têxteis absorvem as forças da pressão interna do pneu e permanecem estáveis, mesmo sob cargas e temperaturas elevadas.

“Estamos constantemente a expandir a quota de materiais renováveis e reciclados nos nossos pneus. Até 2050, no máximo, queremos utilizar apenas materiais sustentáveis na nossa produção”, afirmou Ferdinand Hoyos, responsável pela Área de Negócio Mercado de Substituição da Continental na Europa, Médio Oriente e África.

Os veículos de apoio ao Tour de France deste ano serão exclusivamente equipados com pneus ContiRe.Tex.

 

Pneu

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário