Empresa de eólicas dos EUA multada pela morte de 150 águias

Empresa de eólicas dos EUA multada pela morte de 150 águias

8 de Abril, 2022 0

A ESI Energy, uma empresa americana de energia eólica, foi condenada, no dia 5 de abril, a pagar mais de sete milhões de euros em multas por ser acusada da morte de pelo menos 150 águias na última década.

Esta subsidiária da NextEra Energy estava acusada da morte de águias em três parques eólicos nos estados do Wyoming e Novo México. Além destas mortes, desde 2012, águias douradas e carecas morreram também em parques eólicos de oito estados, Wyoming, Califórnia, Novo México, Dakota do Norte, Colorado, Michigan, Arizona e Illinois.

Segundo a lei federal é ilegal matar ou ferir águias. Estas aves morrem quando voam em direção às pás das torres eólicas.

A águia careca é o símbolo nacional dos EUA.

As águias enfrentam vários desafios, como os parques eólicos, as colisões com veículos, a caça ilegal, pesticidas nocivos ou o envenenamento devido a munições de chumbo.

A ESI concordou, no acordo judicial, gastar até cerca de 24 milhões de euros, durante um período experimental de cinco anos, em medidas para evitar futuras mortes de águias.

Entre outras medidas, as torres vão ser desligadas nos momentos em que as águias estão mais propensas a estar presentes.

Segundo o acordo alcançado, a empresa terá de pagar cerca de 26 mil euros por cada águia morta no futuro.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário