David Attenborough alerta sobre perigos da perda da biodiversidade – documentário na RTP2

David Attenborough alerta sobre perigos da perda da biodiversidade – documentário na RTP2

28 de Outubro, 2021 0

Vai dar hoje na RTP2, às 20:37, um documentário com David Attenborough sobre a perda da biodiversidade.

Com um milhão de espécies em risco de extinção, Sir David Attenborough analisa como é que esta crise da biodiversidade tem consequências para todos, ameaça a segurança alimentar e hídrica, mina a nossa capacidade de controlar o clima e coloca-nos em maior risco de doenças pandémicas.

A extinção acontece agora a um ritmo até 100 vezes mais rápido do que a taxa evolutiva natural, mas a questão vai muito além da perda de espécies. Tudo no mundo natural está interligado em redes que sustentam toda a vida na Terra, incluindo os seres humanos, e estamos a perder muitos dos benefícios que a natureza nos oferece. A perda de insetos ameaça a polinização das plantações, enquanto a perda da biodiversidade do solo ameaça também o crescimento das plantas. As plantas sustentam muitas das coisas que precisamos e, no entanto, uma em cada quatro está ameaçada de extinção.

No ano passado, um relatório da ONU identificou os principais responsáveis pela perda de biodiversidade, incluindo a pesca excessiva, as mudanças climáticas e a poluição. Mas o maior fator de perda de biodiversidade é a destruição de habitats naturais. Setenta e cinco por cento da superfície terrestre (não coberta por gelo) foi modificada pelos humanos, grande parte para a agricultura. Como consumidores podemos estar a contribuir involuntariamente para a perda de espécies por meio do que compramos no supermercado. A nossa relação destrutiva com o mundo natural não está apenas a colocar em risco os ecossistemas dos quais dependemos. As atividades humanas, como o comércio de animais e a destruição de habitats, levam ao surgimento de doenças. Ecologistas de doenças acreditam que, se continuarmos neste caminho, a pandemia deste ano não será evento único.

Comentários

Gosta dos artigos do UniPlanet?

Apoie o nosso trabalho a partir de 1€ por mês.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.