Nam Urban Farm: a primeira quinta que transforma borras de café em cogumelos

Nam Urban Farm: a primeira quinta que transforma borras de café em cogumelos

25 de Maio, 2021 0

Cogumelos

Foi inaugurada oficialmente, a 19 de maio, a primeira quinta urbana de Lisboa, a Nam Urban Farm, um projeto da Delta Cafés e da Start Up Nam que utiliza borras de café na produção de cogumelos ostra.

Atualmente tem uma capacidade de produção mensal de uma tonelada de cogumelos (equivalente a 3 toneladas de borra de café), a Nãm Urban Farm passará, a partir de julho, a ter uma capacidade instalada que lhe permitirá produzir mensalmente 4 toneladas de cogumelos (correspondente a 12 toneladas de borra de café) com o objetivo de dar resposta ao aumento exponencial da procura de cogumelos Nãm que já são utilizados em cerca de 100 restaurantes na cidade de Lisboa e, também, são vendidos diretamente na Nãm.

De portas abertas em Marvila, Lisboa, há cerca de seis meses, a Nãm Urban Farm é um dos projetos que integram a estratégia de sustentabilidade e boas práticas ambientais da Delta Cafés. Neste espaço, aberto a qualquer visitante, é dada uma nova vida à borra do café para a produção sustentável e consciente de cogumelos que, posteriormente são vendidos à restauração, completando um círculo.

Neste local em Marvila, onde existe ainda uma horta biológica, nasce também um novo espaço de lazer, um social club, dirigido a todos aqueles que querem desfrutar de um ambiente descontraído, de uma refeição leve e onde podem degustar os cogumelos ou, simplesmente, saborear um café Delta.

Em plena cidade de Lisboa cresce um negócio inspirado num ciclo da natureza sem produzir desperdício. É esta a premissa da Nãm Urban Farm: utilizar um recurso em fim de vida para dar origem a um alimento novo.

“A Nãm é um projeto vencedor e que está a criar valor à comunidade, conciliando a economia com a ecologia, que é o maior desafio do nosso tempo. É a prova de que é possível reduzir o impacto ambiental e maximizar o impacto social positivo, assente numa produção eco-eficiente e no desenvolvimento de projetos sustentáveis”, afirma Rui Miguel Nabeiro, Administrador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés.

Para Natan Jacquemin, da Nãm Urban Farms , “a boa recetividade da Nãm revela que os cidadãos estão cada vez mais conscientes de que é imperativo construir um futuro mais sustentável e a nossa intenção é crescer no território nacional, através da implementação de quintas urbanas locais”.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário