Woodideas, uma marca de brinquedos de madeira, 100% artesanais e amigos do ambiente

Woodideas, uma marca de brinquedos de madeira, 100% artesanais e amigos do ambiente

4 de Junho, 2020 0

Brinquedo de madeira

A Woodideas é uma marca de brinquedos de madeira 100% natural, sem químicos, feitos de forma artesanal, com muito amor.

O UniPlanet falou com Filipa Melo e Pedro Ribeiro, os criadores da Woodideas, que nos apresentaram este projeto.

UniPlanet (UP): Como surgiu a Woodideas?


A Woodideas surgiu após o nascimento do nosso bebé, hoje já com dois aninhos. Somos biólogos de formação (o meu marido é professor de Biologia e um homem dos 7 ofícios, e eu, apesar de no momento trabalhar na área da genética, sou apaixonada pela natureza e tudo o que a ela diz respeito) e adoramos a natureza, bem como tudo o que diga respeito ao processo de sustentabilidade e projetos relacionados com o ambiente. Durante a minha gravidez li muito sobre os mais variados temas, e fiquei a conhecer temas e pedagogias que me fascinaram, como a pedagogia Montessori, Waldorf…

Comecei a perceber que queria incorporar alguns daqueles conceitos e que fizessem parte da educação do nosso filho. Rapidamente percebemos que o plástico e os brinquedos que dele são feitos não tinham o maior interesse para o nosso bebé; aliado a isso, começamos a perceber que os brinquedos de madeira seriam alternativas mais caras e nem sempre acessíveis. Até que o meu marido me perguntou: e porque não fazermos nós os brinquedos para ele? E foi assim que nasceu a Woodideas…de brinquedos que fazíamos para o nosso filho.

UP: Porque escolheram a madeira para os vossos brinquedos?


A madeira foi uma escolha que surgiu naturalmente. É a alternativa direta ao plástico, um recurso natural. A maior parte da madeira que utilizamos nos nossos brinquedos provém de sobras ou excedentes de madeira para a indústria imobiliária, madeiras primárias, sem qualquer tratamento.

A madeira aproxima ainda as crianças da natureza e fontes documentam que promove naturalmente um maior “respeito” por parte dos bebés/crianças ao manipularem estes brinquedos já que não são indestrutíveis como a maioria dos brinquedos feitos de plástico. O nosso filho partiu (atirou) um dos brinquedos que lhe fizemos, uma tartaruga, um dos seus preferidos, tinha cerca de um ano e meio, e ficou inconsolável quando o viu partido. Viu que o colamos e teve uma atitude de cuidado que nos deixou boquiabertos. Acreditamos que desde cedo podemos e devemos fazer a diferença naquilo que transmitimos aos nossos filhos.

UP: Se as pessoas tiverem ideias de brinquedos diferentes dos que oferecem, aceitam os seus pedidos?


Claro que sim. Estamos sempre disponíveis para trocar ideias e receber sugestões. Aliás, alguns dos nossos brinquedos mais pedidos foram resultado de sugestões ou desafios que nos foram propostos. O nosso pássaro de madeira para bebés ou os animais da floresta são exemplos disso mesmo.

UP: Os vossos brinquedos estão de acordo o método Montessori. Para quem não conhece, querem apresentar-nos este método de ensino?


O método Montessori é uma pedagogia alternativa ao método tradicional de ensino, do qual gostamos particularmente e nos regemos em parte no ensino do nosso filho. No entanto, os materiais Montessori propriamente ditos são específicos e bem definidos e não é aí que nos incluímos.

Quando falamos que parte dos nossos brinquedos respeitam esta pedagogia, tem sobretudo a ver com alguns conceitos da mesma, como o “deixar a criança explorar por si mesma”, isto é, um brinquedo que não precisa da intervenção do adulto para ser utilizado na sua plenitude (salvo a vigilância por conterem peças pequenas claro) e por exemplo, a deteção do erro, isto é, o brinquedo por si só, faz com que a criança entenda que errou sem ser preciso, de novo, a intervenção do adulto (exemplo: a argola que cai fora da torre de argolas; a criança percebe que a argola cai fora e corrige, colocando de novo na torre, sem precisar que ninguém lhe diga; ou no caso do nosso ouriço, um espinho que falta, ou cai fora do ouriço, a mesma situação).

UP: Onde podemos encontrar mais informação sobre a Woodideas e encontrar os vossos brinquedos à venda?


Para já estamos apenas disponíveis em formato online. Temos a nossa página do Facebook e a nossa página do Instragram. Em breve teremos disponível o nosso site, onde as pessoas poderão consultar ainda mais detalhes acerca dos nossos brinquedos.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário