A Queijeira Verde: queijos vegans portugueses confecionados artesanalmente

A Queijeira Verde: queijos vegans portugueses confecionados artesanalmente

30 de Junho, 2020 0

Queijo vegan

A Queijeira Verde é um projeto aveirense de confeção artesanal de “queijos” 100% vegetais feitos, maioritariamente, a partir de frutos secos. Funciona em formato box cujo conteúdo é lançado semanalmente.

O UniPlanet falou com Joana Teixeira dos Santos, a criadora d’A Queijeira Verde, que nos apresentou este projeto.

UniPlanet (UP): Como nasceu A Queijeira Verde?


A Queijeira Verde vivia já num vaivém desenfreado na minha cabeça mas, gerindo A Mulata, a minha vida pessoal e familiar, além da criação do festival Aveiro Verde, não tinha ainda conseguido parar para trabalhar a ideia. Com a pandemia e todas a incertezas que a mesma trouxe aliadas ao facto de, já há algum tempo, desejar ter um ritmo de vida mais sossegado vi nesta fase uma oportunidade de mudança. Digamos que foi o empurrão que eu precisava.

Joana Teixeira dos Santos

UP: Como funciona este projeto?


A Queijeira Verde é um projeto aveirense que visa a confeção artesanal de “queijos” 100% vegetais, com diferentes tamanhos e sabores e feitos, maioritariamente, a partir de frutos secos. Funciona em formato box cujo conteúdo é lançado semanalmente. Tem um preço fixo de 15€, salvo possíveis exceções em épocas festivas e é entregue gratuitamente nos concelhos de Aveiro e Ílhavo ou pode, ainda, ser levantada no nosso Pick Me Point – Vegifrut. As encomendas são efetuadas a partir das nossas redes sociais ou e-mail (aqueijariaverde@gmail.com).

Queijo vegan

UP: Para quem não sabe, podes explicar o que é um “queijo” vegan?


De forma sucinta, um “queijo” vegan é confecionado, única e exclusivamente, a partir de matérias-primas 100% vegetais não se valendo de sofrimento animal, enquanto que um queijo de origem animal como o próprio nome indica, é confecionado tendo como base o leite e outros ingredientes cuja origem e produção assentam na exploração dos mesmos (animais).

Os queijos vegan são uma ótima alternativa aos queijos de origem animal e, inclusive, aos “queijos” vegetais de compra uma vez que, por norma, contêm mais teor de gorduras saturadas e ingredientes que diminuem o seu valor nutricional, como aromatizantes, conservantes, corantes, entre outros. Além disto, são excelentes opções para os que procuram produtos mais amigos do ambiente e do nosso planeta, essencialmente porque não se sustentam por uma indústria extremamente poluente. São bons para a nossa saúde e para a saúde do planeta não sendo, exclusiva e obrigatoriamente, para vegetarianos, mas para quem está consciente ou a ganhar consciência das mudanças imprescindíveis à nossa boa saúde individual e coletiva.

Queijo vegan

UP: Os “queijos” vegans vão ser todos de caju?


Não. Teremos de variados frutos secos, sementes e de tofu, por exemplo.

Joana Teixeira dos Santos

UP: Onde podemos encontrar mais informação sobre A Queijaria Verde?


Consultando as nossas páginas de Facebook e Instagram encontrarão todas as informações necessárias para aquisição da nossa box e tudo o que temos reservado para o futuro. 🙂

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário