Kalium, uma marca de roupa portuguesa sustentável

Kalium, uma marca de roupa portuguesa sustentável

25 de Julho, 2019 0

Roupa da Kalium

A Kalium é uma nova marca que oferece vestuário sustentável e produtos têxteis para uma vida “zero waste”, que visa ajudar a diminuir o impacto ambiental através do uso de materiais orgânicos, reciclados ou reutilizados e através de um design alternativo, adaptável a vários tamanhos e intemporal.

O UniPlanet falou com a criadora da Kalium, Katia Almeida, que nos apresentou este projeto.

UniPlanet (UP): Queres apresentar-nos a Kalium?


Kalium é uma marca de vestuário com preocupações ambientais e sociais, que também tem acessórios de “zero desperdício”.

A missão de “Kalium” é desenvolver vestuário diferenciador através de pormenores criativos e divertidos, principalmente em cores monocromáticas que facilmente são conjugadas, inspirado em histórias, lendas e tradições que dão alma a cada peça ilustrada. As mesmas adaptam-se a várias ocasiões, a vários tamanhos e a várias personalidades.

O design é pensado de maneira a que o cliente crie uma ligação duradoura com a peça, tanto pela sua estética como pela sua adaptabilidade, que vai além das tendências que se desgastam demasiado rápido. Uso a expressão “adaptabilidade”, pois considero que o vestuário deveria adequar-se a nós e não o contrário, sendo esse um fator que é sempre pensado no desenvolvimento da modelagem e na escolha dos tecidos. Peças que são pensadas no ser humano, no seu bem-estar e conforto.

Roupa da Kalium

UP: O que faz com que a roupa da Kalium seja sustentável?


A maioria dos tecidos utilizados são excedentes de produções de empresas portuguesas. Ao utilizar um material do qual o seu destino mais provável seria o aterro, e não estar a contribuir diretamente para o desenvolvimento de mais matéria-prima, leva a que o impacto ambiental seja menor, sendo uma via ecológica. Ético, porque neste momento os produtos são tanto produzido no próprio atelier, que se situa na incubadora “A praça” do Fundão, como por costureiras da zona, sendo que para uma parte das malhas já temos uma confeção de pequena dimensão em Barcelos a produzir.

Apenas as t-shirts estampadas são uma exceção na questão do “made in Portugal”. A maioria das estamparias têxteis tem dificuldade de arranjar clientes suficientes para obterem uma produção portuguesa de algodão orgânico. A solução apresentada foram produtos que apesar de serem produzidos na Ásia, têm um certificado de “fair wear” para garantir todas as condições de trabalho e ordenados justos aos trabalhadores, e a malha é de algodão orgânico certificado. A serigrafia é uma das estampagens de menor impacto ambiental. A sustentar o pilar social também está o apoio a uma associação de proteção animal através da sua divulgação e doação de uma certa quantia por venda.

Roupa da Kalium

UP: Vais buscar inspiração a histórias e lendas portuguesas. Queres explicar-nos como?


O objetivo é transmitir conhecimento e suscitar curiosidade às pessoas sobre o nosso passado quer que sejam factos históricos ou lendas. Neste momento estamos a explorar a mitologia lusitana, que estava presente em vários povos do que é hoje o território português. A maneira de transmitir é através de ilustrações que são elaboradas tendo em conta toda a informação visual ou verbal que se mistura com o próprio imaginário, sendo depois impressas através de serigrafia em t-shirts de algodão orgânico.

Roupa da Kalium

UP: Como nasceu a tua paixão por criar roupa?


Desde o jardim infantil que adoro desenhar. Em criança adorava desenhos animados e divertia-me a recriá-los em situações e com roupas diferentes, pois estranhava porque se vestiam sempre da mesma maneira. Assim se foi desenvolvendo de maneira que por volta dos 12 anos comecei a ver o design de moda como um caminho criativo de transformar e moldar algo que se desenha em 2D num objeto 3D que é a segunda pele do ser humano.

UP: Onde podemos encontrar as peças da Kalium à venda?


Neste momento apenas através das redes sociais (Facebook e Instagram), contudo em breve teremos loja online e revenderemos em lojas multimarca.

Roupa da Kalium

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário