Ave alimenta cria com beata de cigarro deixada na praia

Ave alimenta cria com beata de cigarro deixada na praia

2 de Julho, 2019 0

Ave alimenta cria com beata

Numa praia da Flórida, nos Estados Unidos, Karen Mason captou, enquanto fazia trabalho voluntário para a Sociedade Nacional Audubon, uma imagem que a deixou “furiosa” e que demonstra os perigos do nosso lixo para a vida selvagem e para o ambiente.

A fotografia em questão mostra um bico-rasteiro, uma ave também conhecida como talha-mar ou corta-água, a alimentar o seu filhote com a beata de um cigarro (bituca, no Brasil).

Se fumar, por favor, não deixe as beatas para trás”, escreveu a norte-americana no seu Facebook, quando partilhou a imagem. “Já é hora de limparmos as nossas praias e de deixarmos de as tratar como um cinzeiro gigante.”

Segundo o grupo Ocean Conservancy, as pontas de cigarro são o resíduo mais comum encontrado durante as limpezas de praia.

“As pessoas não vão a lado nenhum sem arranjarem uma forma de levar com elas o seu telemóvel, mas, aparentemente, não se podem dar ao trabalho de levar algo pequeno para as suas beatas”, desabafou Karen.

“As pontas de cigarro são tão omnipresentes que a maioria de nós já nem repara nelas”, disse Rachel Kippen, da Coligação de Educação contra o Tabaco do Condado de Santa Cruz. “Existem 4,5 biliões delas a poluir as nossas ruas, parques e praias em todo o mundo.”

“A maioria das pessoas não se apercebe de que as beatas são feitas de acetato de celulose, um plástico que nunca se decompõe completamente. Estes filtros não proporcionam qualquer benefício para a saúde dos fumadores e criam uma ameaça ambiental duradoura, especialmente para os oceanos, quando não são devidamente descartados – o que acontece à maioria deles.”

Para além do perigo que representam para os animais e para o ambiente, as beatas também podem dar origem a incêndios florestais.
Foto: Karen Mason

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário