Viana do Castelo distribui 115 mil árvores autóctones aos munícipes para reflorestação

Viana do Castelo distribui 115 mil árvores autóctones aos munícipes para reflorestação

9 de Abril, 2019 0

Senhor a levar árvores para plantar

A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou no dia 2 de abril os primeiros exemplares das 115 mil árvores autóctones que serão disponibilizadas aos munícipes. Com esta medida pretende disponibilizar árvores de espécies autóctones (castanheiros, sobreiros, medronheiros, carvalhos e pinheiros-mansos ou outras) aos proprietários de terrenos florestais, visando promover e incentivar no território uma gestão florestal baseada em espécies arbóreas mais resilientes, mais diversificadas e nativas.

As árvores serão disponibilizadas nas instalações do Gabinete Técnico Florestal do Município de Viana do Castelo, localizado no Mercado Municipal.
Cada proprietário poderá candidatar-se a um limite máximo de uma árvore por cada 30m2, até um máximo de 300 plantas, ficando obrigado a assegurar a necessária manutenção.

O período de entrega das espécies autóctones aos proprietários florestais será efetuado em épocas do ano com menor incidência de calor, em virtude de serem estas as mais indicadas às plantações florestais, ou seja, até fim de abril e a partir de 1 de outubro.

As plantas a fornecer irão destinar-se apenas a propriedades localizadas em Faixas de Gestão de Combustíveis, nomeadamente as de proteção aos aglomerados populacionais, edificados isolados e rede viária florestal, definidas no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, dos quais os proprietários devem fazer prova da localização e da titularidade.

O programa “Reflorestar com Identidade” acontece no âmbito do Ano Municipal para a Recuperação da Floresta Nativa Portuguesa, iniciativa enquadrada na Estratégia Municipal para a Conservação da Natureza (Agenda do Ambiente e da Biodiversidade para o quadriénio 2017-2021).

Carvalhos

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário