Mafra junta-se à campanha ‘autarquias sem glifosato’

Mafra junta-se à campanha ‘autarquias sem glifosato’

4 de Abril, 2019 0

O Município e as 11 Freguesias do Concelho de Mafra decidiram, por unanimidade, no dia 3 de abril, celebrar um Memorando de Entendimento, assumindo o compromisso de não utilização de produtos fitofarmacêuticos à base de glifosato e outros herbicidas sintéticos. Decidiram também aderir ao programa “Autarquias sem Glifosato/ Herbicidas”, promovido pela Quercus – ANCN.

“Tal representa o culminar de um trabalho de levantamento e análise da aplicação de produtos fitofarmacêuticos e das possíveis soluções alternativas. Pese embora os resultados apresentados nos estudos efetuados, nos últimos anos, à toxidade do glifosato se terem vindo a revelar contraditórios, sendo que a venda de produtos com essa substância ativa se mantém autorizada pelas autoridades nacionais e internacionais, as autarquias do Concelho de Mafra honram o compromisso assumido nos seus programas autárquicos, através do recurso a alternativas ecológicas para controlo de ervas infestantes em zonas urbanas e de lazer, bem como em vias de comunicação”, pode ler-se num comunicado da Câmara.

Para além da não utilização de produtos fitofarmacêuticos à base de glifosato e outros herbicidas sintéticos, o Memorando de Entendimento celebrado pelo Município de Mafra e as Freguesias prevê, ainda, o reforço de meios afetos às limpezas urbanas e a utilização prioritária de meios mecânicos, sendo que, nos casos em que a mesma não se afigure possível, recorrerão à aplicação autorizada, por profissionais habilitados, de produtos de origem natural.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário