Bruxelas vai plantar uma árvore nova por cada bebé que nascer na cidade

Bruxelas vai plantar uma árvore nova por cada bebé que nascer na cidade

25 de Fevereiro, 2019 0

Árvore

A partir de 2020, a cidade de Bruxelas plantará uma árvore para celebrar cada nascimento de uma criança no seu território. Esta medida simbólica insere-se no contexto do Plano Climático da cidade, adotado em maio do ano passado.

As árvores serão plantadas não na capital belga, mas na América do Sul ou em África. Com a iniciativa, batizada de “Baby Boom”, pretende-se “mitigar os impactos das emissões de CO2” e “contribuir para a reflorestação dos países do Sul”.

Todos os anos, cerca de 3000 crianças nascem no território bruxelense. Os pais dos recém-nascidos serão informados da plantação da árvore aquando do registo do bebé. Esta informação também será difundida no site da cidade.

As primeiras plantações deverão ter lugar no final de 2019 ou no princípio de 2020.

Na cidade de Lausana, na Suíça, também existe uma iniciativa semelhante, implementada em 2001, embora, neste caso, as árvores sejam plantadas exclusivamente na cidade helvética por forma a promover a ligação dos cidadãos às florestas.

O Plano Climático de Bruxelas prevê várias outras medidas, entre as quais a aquisição de veículos de serviço mais verdes e a substituição da iluminação tradicional nos edifícios públicos por lâmpadas LED.

Incluída está também uma secção relativa à regeneração da cobertura vegetal dos espaços da cidade. “Como outros centros urbanos (Paris, Liège, etc.), a cidade de Bruxelas pretende desenvolver uma ferramenta em linha destinada aos habitantes ou grupos de habitantes que queiram tornar os espaços mais verdes”, explica o plano.

“Não se trata só de melhorar a qualidade de vida e de tornar a cidade mais agradável, mas de lutar contra a poluição. As árvores são eficazes na filtragem de poluentes”, declarou a conselheira municipal Zoubida Jellab, responsável pelos espaços verdes da cidade.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário