Portugal é o 3º país mais pacífico do mundo

Portugal é o 3º país mais pacífico do mundo

1 de Junho, 2017 0

Bandeira de Portugal

Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo, segundo um relatório internacional divulgado hoje. Num ranking de 163 países, só a Islândia e a Nova Zelândia são mais pacíficos do que Portugal.

De acordo com o Global Peace Index 2017 (Índice Global de Paz – GPI), realizado pelo Instituto para a Economia e Paz (IEP), Portugal é um dos países mais pacíficos do mundo e este ano subiu duas posições, ocupando agora o terceiro lugar do ranking. Em 2012, Portugal ocupava a 16.ª posição.
O relatório avalia 23 indicadores, como a taxa de homicídios, o número e duração de conflitos internos e externos, manifestações violentas, grau de militarização, entre outros.

O Índice Global de Paz destacou que a subida de Portugal se deveu à recuperação gradual da crise financeira, que resultou numa estabilidade interna no país. As restrições orçamentais contribuíram para a redução das operações militares no estrangeiro, tornando Portugal num dos países com menor domínio militar.

A Europa é a região mais pacífica do mundo, de acordo o relatório.

Os países mais pacíficos da lista são a Islândia, Nova Zelândia, Portugal, Áustria e Dinamarca e os países menos pacíficos a Síria, o Afeganistão, o Iraque, o Sudão e o Iémen.

Mapa com o Índice Global da Paz

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário