Cientistas descobrem o 1º rio poluído do mundo, que o Homem poluiu há 7000 anos

Cientistas descobrem o 1º rio poluído do mundo, que o Homem poluiu há 7000 anos

20 de Dezembro, 2016 1

A poluição industrial pode parecer um fenómeno moderno, mas uma equipa de investigadores descobriu o que pode ser o primeiro rio poluído do mundo, contaminado há cerca de 7000 anos, antes da Idade do Bronze.

O leito do rio, agora seco, fica na região de Wadi Faynan, na Jordânia, e a poluição terá sido causada pela combustão do cobre – algo que leva a crer que os humanos da zona estariam nas fases iniciais do desenvolvimento da metalurgia, aprendendo a fundir.

Este período, conhecido como a Idade do Cobre ou Calcolítico, marca o ponto na história em que os seres humanos começaram a trocar a pedra pelo metal na criação de ferramentas.

“A inovação tecnológica e o aumento da adoção e da utilização de metais na sociedade marcam o início do mundo moderno”, diz Russel Adams, professor de antropologia da Universidade de Waterloo e um dos autores do estudo publicado na revista científica Science of the Total Environment.

Com o passar do tempo, as comunidades da região cresceram e a produção de cobre expandiu – construíram-se minas, grandes fornos de fusão e fábricas, por volta de 2600 a.C.. Esta região é casa da primeira revolução industrial do mundo, explica. “Este foi mesmo o centro da tecnologia inovadora.”

No entanto, o preço que as pessoas pagaram pelo aumento da produção metalúrgica foi elevado. Os resíduos da exploração de cobre permaneceram e continham metais como o cobre, o chumbo, o zinco, o cádmio, o arsénico, o mercúrio e o tálio. As plantas absorveram estes metais, as pessoas e os animais comeram-nos e os contaminantes bioacumularam-se no ambiente.

Na opinião do antropólogo, a poluição resultante de milhares de anos de exploração e produção de cobre terá levado ao aparecimento de uma variedade de problemas de saúde – como infertilidade, malformações, morte prematura – nos povos antigos.

A equipa de investigadores vai agora alargar a análise sobre os efeitos desta poluição até à Idade do Bronze, que teve início por volta de 3200 a.C.. A região de Faynan tem uma longa história de ocupação humana e a equipa está a examinar a magnitude e a propagação desta poluição na altura em que os metais e a sua produção em grande escala se tornaram peças centrais para as sociedades humanas.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

One thought on “Cientistas descobrem o 1º rio poluído do mundo, que o Homem poluiu há 7000 anos
  1. PLANETA TERRA

    Diante disto…Passo imaginar, seria muito salutar para o 'Planeta Terra'…E sobretudo, para a 'humanidade'…Que cada1(hum )…'Ser Humano'…Plantasse 1(huma) 'Arvore'… 'Os Animais'…Principalmente, 'Os pássaros'…Já fazem as suas partes… Pois, 'Eles', sempre 'Semearam 'Arvores'…

    22 de Outubro, 2017 Reply
Deixe um comentário

Your email address will not be published.