Grantcoin: distribuir um rendimento básico incondicional com uma moeda digital

Grantcoin: distribuir um rendimento básico incondicional com uma moeda digital

5 de Agosto, 2016 0

Grantcoin

“Fazemos questão de que a nova moeda seja equitativa: que seja emitida para todas as pessoas como um direito humano, como um rendimento básico universal a ser desfrutado por todos – para compensar, pelo menos parcialmente, os acidentes de nascimento e as circunstâncias da sorte que abençoaram ou condenaram diferentes pessoas e regiões do mundo à riqueza ou à pobreza.”

Esta é a missão do projecto da Grantcoin, uma moeda completamente digital criada em 2015, gerida e distribuída pela Fundação Grantcoin, uma organização sem fins lucrativos. À semelhança das Bitcoins, as Grantcoins podem ser guardadas em “carteiras” electrónicas na internet, em smartphones ou computadores e podem ser usadas para fazer pagamentos online.

Um ano após a sua criação, a Fundação Grantcoin, que tinha originalmente planeado distribuir a sua moeda por instituições de caridade e “negócios socialmente responsáveis”, decidiu mudar de planos, passando a distribui-la como uma forma de rendimento básico incondicional a um grupo de pessoas.

62 pessoas possuem mais de metade da riqueza no mundo e mais de 2 mil milhões de pessoas vivem com menos de 2 dólares por dia. Isto é injusto e insustentável. É tempo de se fazer algo para mudar o modo como o dinheiro funciona. A Grantcoin é uma nova moeda que é distribuída como um rendimento básico universal. Ao se fazer crescer a massa monetária de uma forma justa, podemos, sistematicamente, reduzir a pobreza e a desigualdade”, defende a organização.

Na sua primeira distribuição, que decorreu no dia 30 de junho de 2016, 255 pessoas de 17 países receberam, nas suas contas Grantcoin pessoais, cerca de $5,19 (4,66€) – um valor que crescerá todos os anos e que será distribuído a cada trimestre. Este não é, certamente, um montante suficiente para cobrir o custo básico de vida, mas poderá ajudar, nas palavras do fundador e director da organização, Eric Stetson, “a mostrar o caminho para as pessoas do mundo criarem um sistema monetário equitativo e sustentável que vise a justa emissão global da massa monetária”.

O próximo pagamento terá lugar no dia 30 de setembro de 2016 e a inscrição está aberta a todos, no site da Grantcoin.

Grantcoin
Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário