ChatGPT consome 500 mililitros de água por cada 10 a 50 pesquisas

ChatGPT consome 500 mililitros de água por cada 10 a 50 pesquisas

18 de Dezembro, 2023 0

Nem toda a gente sabe, mas as empresas tecnológicas consomem grandes quantidades de água.

Recentemente, a Google e a Microsoft anunciaram um aumento do seu consumo de água devido ao crescente uso da Inteligência Artificial (IA).

Em abril deste ano, foi publicado um artigo científico de investigadores da Universidade da Califórnia em Riverside, que estudou os recursos usados pelas IA. De acordo com o estudo, o ChatGPT, da OpenAI, consome 500 mililitros de água por cada 10 a 50 pesquisas, dependendo de quando e onde o modelo de IA é implementado. Com centenas de milhões de utilizadores mensais a enviarem as suas perguntas a pegada hídrica torna-se assim substancial.

Os data centers (centros de dados) indispensáveis paras as empresas tecnológicas necessitam de muita água para arrefecer os seus servidores.  A Google pretende, por exemplo, construir um centro de dados em Canelones, no Uruguai, que vai utilizar 7,6 milhões de litros de água por dia para arrefecer os seus servidores, o que equivale ao consumo doméstico diário de 55 mil pessoas. A população uruguaia revoltou-se principalmente por causa do país estar a enfrentar uma seca severa.

 

Foto: Pixabay

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]