Entrou em vigor lei para tornar baterias mais sustentáveis e circulares

Entrou em vigor lei para tornar baterias mais sustentáveis e circulares

14 de Setembro, 2023 0

Entrou em vigor, em agosto, a nova lei que irá garantir que as baterias sejam recolhidas, reutilizadas e recicladas na Europa. Este novo regulamento vai assegurar que as baterias tenham um mínimo de substâncias nocivas, utilizem menos matérias-primas de países terceiros e que sejam recolhidas, reutilizadas e recicladas na Europa.

Este regulamento é o primeiro ato legislativo europeu que contempla um ciclo de vida completo: o abastecimento, o fabrico, a utilização e a reciclagem.

A partir de 2025, as baterias deverão declarar classes de desempenho e haverá limites máximos para a pegada de carbono dos veículos elétricos, dos meios de transporte ligeiros (bicicletas elétricas e trotinetas) e das baterias industriais recarregáveis.

Todos os resíduos das baterias recolhidos vão ter de ser reciclados e terão de ser atingidos níveis elevados de recuperação, em especial de matérias-primas essenciais (lítio, cobalto e o níquel). Estes materiais valiosos vão ser recuperados no final da vida útil das baterias e reintroduzidos na indústria.

A partir de 2027, os consumidores vão poder tirar e trocar as baterias portáteis dos seus equipamentos eletrónicos em qualquer altura do seu ciclo de vida. Esta medida permite prolongar a vida útil dos produtos antes de serem descartados, incentivar a reutilização e contribuir para a redução dos resíduos pós-consumo, de acordo com a Comissão Europeia.

As baterias vão ter dados num rótulo com um código QR que dará acesso ao passaporte digital com informação sobre cada bateria.

O uso de baterias tem vindo a aumentar consideravelmente nos últimos anos e deverá aumentar 14 vezes, até 2030, a nível mundial.

 

Foto: Pixabay

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário